18.10.11

É hora de construção do futuro

A Marcha dos Indignados vai correndo celeremente, no Mundo e no Brasil. 

Os novos sujeitos ganham as ruas. Protestam contra todas as formas de exclusão produzidas pelo capital-imperialismo com a sua avidez de lucro máximo para os investimentos improdutivos. Não será pequena a fustigação do movimento às autoridades do Partido do Capital. Sim, é isso mesmo:. O capital é o partido majoritário em todos os parlamentos, em todas as sociedades globalizadas.
A mobilização mundial tem força para erodir as estruturas capitalistas em bases neoliberais que foram sendo construidas nos últimos 20 anos. Mas há uma pergunta que não quer se calar: o Movimento dos Indignados terá força para erguer as estruturas de uma nova sociabilidade? Que alternativas estão sendo propostas?
O dia seguinte exige responsabilidade dos novos sujeitos políticos, dos 99% de excluidos. A falta de alternativas imediatas e responsáveis pode abrir espaços para os arrivistas de plantão, os salvadores da pátria que aparecem como relâmpagos em momentos de convulsão. Também é possível estar sendo criado um ninho de serpentes.
A Marcha dos Indignados, por essa razão, não pode se constituir como um evento, com multidões alegres e barulhentas desfraldando bandeiras e com máscaras do V de Vingança. Não é hora de vingança. É hora de construção do futuro, de um futuro feliz para a vida de todos nós e do Planeta.

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...