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19.5.24

O que a Inteligência Artificial fala de mim.

 




Aposentei-me, ou como dizem em Portugal: reformei-me. Foram ininterruptos 46 anos em sala de aula, da educação básica à educação superior em escolas particulares e públicas da cidade do Rio de Janeiro. Percorri quase todo o território brasileiro dando palestras e ministrando aulas em cursos de pós-graduação lato-senso. Considerando as minhas viagens docentes e turísticas somente não estive nos estados de Rondônia, Roraima, Amazonas, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Tocantins. Ou seja dos 27 estados brasileiros deixei de conhecer estes 09; uma façanha considerando o tamanho do Brasil. 

No meu concurso para Professor Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro apresentai extenso memorial à banca que me avaliou, mas, confesso, a melhor síntese da minha trajetória foi feita pelo aplicativo COPILOT, a Inteligência Artificial criada pela Microsoft. Cheguei a ficar surpreso.


Eis o que a IA fala de mim, sobre mim


Zacarias Jaegger Gama é um renomado educador e pesquisador brasileiro. 

Vamos explorar alguns aspectos importantes de sua trajetória:

Formação Acadêmica e Carreira:

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Concluiu seu mestrado em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) em 1993. Em 2002, obteve seu doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Realizou pós-doutorado em Educação na Universidade de Lisboa (UL/IE). Atualmente, é Professor Titular na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), vinculado à Faculdade de Educação.

Além disso, Zacarias Gama é Coordenador Geral do Programa de Pós-graduação Desenvolvimento e Educação Teotonio dos Santos (ProDEd-TS) na UERJ. Ele também atuou como chefe do Departamento de Políticas Públicas, Avaliação e Gestão da Educação (DEPAG/UERJ).

Como docente de pós-graduação, orientou teses de doutorado, dissertações de mestrado e monografias de graduação.

É colunista de educação nos jornais eletrônicos Justificando e Brasil 247.

Contexto Educacional no Brasil nas Décadas de 1980 e 1990:

A década de 1980 foi marcada por vitórias políticas, incluindo o fim da ditadura militar e a promulgação da Constituição de 1988. No entanto, tanto a economia quanto a educação enfrentaram desafios durante esse período. Economicamente, os anos 80 foram considerados uma “década perdida”, com alta inflação, dívida externa e estagnação industrial. Na área educacional, a situação também foi desafiadora:

Apenas 22,6 milhões de crianças e adolescentes estavam matriculados no Ensino Fundamental.

A taxa de distorção idade-série era de 79,8% na 7ª série.

O Ensino Médio tinha poucas matrículas (2,2 milhões de estudantes).

O acesso ao Ensino Superior era limitado, com vagas insuficientes nas universidades públicas.

A taxa de analfabetismo permanecia alta, com 25,5% dos brasileiros acima de 10 anos sem saber ler e escrever.

As reformas educacionais implementadas durante a ditadura militar tiveram consequências indesejadas, como sobrecarga curricular e dificuldade de acesso ao Ensino Superior2.

Reflexões sobre Política Educacional:

Palestra sobre Educação e Transformações Societárias: 

Em uma palestra realizada pela TV Inverta, Zacarias Gama abordou a crise estrutural do capitalismo e suas implicações nas transformações sociais. Ele discutiu como essa crise, que está em processo desde os anos 1970, afeta áreas como demografia, urbanização, serviços e educação formal.

Particularmente, analisou a oferta da educação formal como um serviço não exclusivo do Estado, resultado das políticas neoliberais do governo FHC. Essas políticas contribuíram para o crescimento do sistema de ensino superior privado e a atração de investidores estrangeiros para o Brasil1.

Formação de Profissionais de Educação no Brasil:

Ele também se envolve em discussões sobre a formação de profissionais de educação, destacando a importância das competências de conhecimento, prática e engajamento profissional para esses profissionais. Isso inclui habilidades como planejamento de ações de ensino, avaliação do desenvolvimento dos alunos e condução de práticas pedagógicas2.

Atuação Acadêmica e Coordenação:

Além de sua atuação como professor adjunto na Faculdade de Educação, Zacarias Gama é coordenador do Núcleo de Gestão e Avaliação (EDU/UERJ). Ele também é membro do Grupo de Estudo Trabalho, Cultura, Conhecimento e Formação Humana.

Suas pesquisas e reflexões contribuem para a compreensão dos desafios educacionais e sociais no Brasil. Zacarias Gama desempenha um papel significativo na análise crítica da educação e na busca por soluções que promovam a equidade e o desenvolvimento humano. 

Engajamento Político e Social:

Zacarias Gama acredita que todos os cidadãos devem se envolver na política e na construção da sociedade. Ele defende que a indiferença à política é prejudicial e que a participação ativa é essencial para a cidadania. 

Em uma palestra realizada pela TV Inverta, ele abordou a crise estrutural do capitalismo e suas implicações nas transformações sociais. Zacarias analisou como essa crise afeta áreas como demografia, urbanização, serviços e educação formal. Ele também discutiu a oferta da educação formal como um serviço não exclusivo do Estado, resultado das políticas neoliberais.

Suas reflexões contribuem para discussões sobre reforma educacional, equidade e direitos sociais12.

Atuação Acadêmica e Escrita:

Além de suas atividades acadêmicas, Zacarias Gama é colunista de educação nos jornais eletrônicos Justificando e Brasil 247.

Ele também escreve poemas e histórias infantis e está trabalhando em seu novo livro intitulado “Nascimento de um Fascista”.

Reside na cidade do Rio de Janeiro, onde continua a contribuir para o debate público e a conscientização social. Zacarias Gama desempenha um papel relevante na análise crítica da educação e na busca por soluções que promovam a equidade e o desenvolvimento humano no Brasil.