A edição do jornal O Dia online do 13/12/2008 nos dá uma notícia que é um autêntico presente de Natal para o Estado do Rio de Janeiro: A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VAI CONSTRUIR 50 NOVOS COLÉGIOS para os alunos do ensino médio. Melhor ainda, oferecerão conforto e estrutura moderna, salas climatizadas, auditório multimídia, laboratórios, biblioteca e carteiras moduladas. Este presente significa o fim de 178 colégios compartilhados com a rede pública municipal e, sobretudo, aponta para a liquidação da vergonhosa transferência de recursos públicos para a iniciativa por meio das compras de vagas em escolas particulares.
É verdade que não chega a ter o mesmo impacto que as construções dos CIEPs pelo ex-governador Leonel Brizola, que foi uma verdadeira bomba na detenção do avanço da iniciativa privada no ensino fundamental. Contudo, mesmo sendo de menor impacto, a concretização desta notícia é relevante e chega em boa hora. Para as unidades que estarão prontas em 2009 (Praça Seca, Senador Camará, Tanque e Jardim América) serão transferidos quase 5 mil estudantes de 10 escolas compartilhadas e alugadas.
E pasmem: este presente custará menos que a Cidade da Música, algo em torno de $200 milhões e sua abrangência contempla as zonas Norte e Oeste e, paulatinamente o interior do Estado, a começar por Valença, Guapimirim, Vassouras, Macuco e Itaperuna.
Se a Secretária de Educação de fato objetivar tal presente, não me importo mais que ela introduza os 15 minutos de meditação transcental nas escolas públicas estaduais.
Bem, já sabemos que nada tem ela a ver com a Educação, mas se forem mesmo construidos os colégios já será um bom começo...
ResponderExcluirNa torcida cá estou.