Auditoria do TCE de Pernambuco na rede de escolas públicas da cidade do Recife identificou falhas graves de gestão segundo informações contidas no Blog de Jamildo (postadas em 6 de fevereiro de 2009).
A equipe que realizou as observações empíricas para o TCE/PE encontrou alunos sem aulas, muitas licenças docentes etc. etc.
O que é mais importante: a mesma equipe constatou que
"a Secretaria de Educação [do Recife] não dispões de relatórios gerenciais sistematizados que consolidem e divulguem informações importantes da gestão escolar, como freqüência de professores, freqüëncia de alunos, quantidade de afastamentos por licênça médica, número de estagiários vesus necessidade da escola, número de turmas sob a responsabilidade permanente de estagiários, escolas sem coordenadores pedagógicos nos dois turnos”.
“Apesar de algumas dessas informações serem enviadas pelas unidades escolares à Secretaria, não tem se apropriado desses dados como instrumento gerencial”.
Está ai uma boa idéia!
Por que não fazer o mesmo com todas as secretarias de educação deste país? Elas que tanto gostam de "accountabilities" poderiam dar um belo exemplo transparecendo para a sociedade o modo como gerenciam as suas escolas.
Elas que também tanto gostam de submeter as escolas às regras de mercados, não seria mal que provassem o gosto do mesmo remédio.
Por que elas próprias não se submetem também a auditorias externas?
Sinceramente penso que se isto é realizado, metade das responsabilidades que recaem hoje sobre os professores incidiriam sobre outros sujeitos dos diversos sistemas educacionais.
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