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12.9.11

OS FATORES QUE A SEEDUC-RJ NÃO QUER SABER


O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio de novo atesta a baixa qualidade da rede de educação pública do Estado do Rio de Janeiro. A última edição de resultados publicada pelo INEP mostra que 76% das escolas dessa rede sequer alcançam a média nacional equivalente a 511,21 (segundo cálculo de O Globo online, edição de 12/09/2011). Apenas uma escola se situa entre as 200 melhores do Estado. A pequena melhora, de 4,33%, nas provas objetivas não foi suficiente para o salto de qualidade prometido pelo Governador Sérgio Cabral.
Diversos fatores contribuem para esse fracasso. Os professores entrevistados pelo jornal O Globo online apontam esses fatores sem ao menos parar para pensar: 

1.       Entra e sai de secretários: a Secretaria de Educação do Governo Sérgio Cabral está vivendo a sua terceira gestão (Nelson Maculan, Teresa Porto e Wilson Risolia).
2.       Inexistência de políticas de estado para a educação: cada novo secretário sempre quer deixar a sua marca pessoal na administração da educação configurando a inexistência de uma política de governo e, menos ainda, de uma política de estado.
3.       Falta de condições de trabalho para os professores e de espaços de atenção aos alunos
4.       Muitas escolas sem professores e outras em que o docente trabalha fora de sua área de formação
5.       Pequeno volume de investimentos pedagógicos: faltam materiais didáticos e muitos equipamentos para as escolas
6.   Baixa remuneração e sobrecarga de trabalho: para melhorar seus rendimentos há professores que trabalham em diversas escolas;alguns têm dupla matrícula e ainda trabalham em escolas particulares, tendo uma jornada tripla de trabalho: manhã, tarde e noite.
7.   O atual plano de metas (implantado por Risolia) consegue gastar menos do que o Nova Escola (plano do governo Garotinho): a pretensão é de economizar 219 milhões de reais. 

Segundo o mesmo jornal e com certa perplexidade, a “Secretaria evita apontar os problemas da rede”. Penso que ela faça isto por razões óbvias. Apontá-los seria o mesmo que admitir sua responsabilidade e ter de dar satisfações imediatas à sociedade. Em nota apenas afirmou que “os fatores podem ser os mais variados”.  Toda a sociedade fluminense, porém, os sabe de cor. Até um estudante da 1ª série ou ano do ensino médio seria capaz de apontá-los. Só a SEEDUC-RJ não quer saber deles.

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