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27.9.11

PORQUE OS PROFESSORES ESTÃO INSATISFEITOS NA FRANÇA


As razões da insatisfação do professorado francês não são diferentes das do professorado da Espanha. Ambos estão sujeitos à lógica da produtividade e flexibilidade determinada pela economia de mercado em bases neoliberais. 
As transformações do ofício docente impostas pela revisão geral das políticas públicas na educação da União Europeia, a França e a Espanha são países membros, determinam que os professores sejam mais produtivos e flexiveis nas suas práticas pedagógicas. 
Essas duas determinações transformam profundamente o ofício docente. Elas impõem que as cargas horárias semanais na escola de educação básica sejam aumentadas de 18 para 22 horas e que os professores de uma matéria possam ensinar conteúdos de outra. Essas determinações desprezam que tal ofício não se esgota na sala de aula porquanto exige preparações de aulas e correções de inúmeros trabalhos escolares, e que ser flexível nas práticas pedagógicas não quer dizer ensinar quaisquer conteúdos. Na França os professores de Matemática estão sendo forçados a dar aulas de Ciência e Vida na Terra.
 
 Manifestation d'enseignants, de parents d'élèves et de lycéens, en mars dernier à Paris, pour dénoncer les suppressions de postes dans l'Éducation nationale. Crédits photo : BERTRAND LANGLOIS/AFP. Publicada no jornal Le Figaro.fr

Na essência as reformas das políticas de educação querem extrair mais trabalho dos professores com as mesmas remunerações e diminuição do número de docentes por escolas. Ou seja, passam a considerar a escola como uma fábrica de uma dada mercadoria e o professor como os seus trabalhadores. Deles esperam extrair mais valia absoluta desprezando os limites físicos da atividade docente.
A resistência docente francesa e espanhola não é descabida ou desprovida de sentido. Ela se inscreve historicamente nas lutas dos trabalhadores de educação contra a exploração capitalista. 
Os policy makers que busquem outras formas de melhorar o desempenho dos estudantes, mas sem o sacríficio do professorado, dos seus planos de trabalho e das suas carreiras.

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