O Fantástico do dia 04/05/2008 denunciou, em boa matéria, o que certas universidades particulares estão fazendo para ter alunos. Seus vestibulares são tão fáceis que até crianças de 09 a 11 anos são capazes de serem aprovados e obter boas classificações. Um pró-reitor e o presidente da ANUP, com a maior desfaçatez, acham que é isto mesmo: não interessa saber de ponto de corte e que o negócio é esse mesmo já que as universidades públicas ficam com o melhor alunado.
A matéria, contudo, pode gerar a necessidade de se questionar o vestibular de todas as universidades e criar falsas perspectivas. Reflitamos um pouco sobre isto.
1. O vestibular, como exame de seleção, portanto de discriminação de quem está ou não apto a entrar para as universidades, cumpre há mais de sessenta anos o seu papel. Os mais preparados de fato estão transpondo os elevados pontos de corte das universidades públicas, as mais disputadas, e sendo matriculados nos cursos de suas preferências.
2. Colocar em crise este modelo de seleção serve para tentar, no tapetão, virar a mesa fazendo convergir para as universidades privadas as melhores inteligências sem aumento de investimentos. Por que as universidades privadas, particularmente estas que estão nesta situação deplorável de péssimo desempenho medido por qualquer avaliação oficial, não investem em pesquisa, ensino e extensão? Por que não compõem os seus quadros com os melhores mestres e doutores?
3. Esta questão é séria e a sociedade precisa estar atenta: o derrame de diplomas que estas universidades e outras instituições de ensino superior promovem tem impactos sociais grandes; no mínimo forçam o barateamento dos salários de nível superior e colocam no mercado de trabalho profissionais mal preparados e com uma ética duvidosa.
4. A sociedade também precisa pressionar os responsáveis pelas políticas educacionais no sentido de ampliar a oferta e a qualidade do ensino básico. É ai que está o problema, o qual exerce pressões de baixo para cima e, portanto, o debate em torno do vestibular.
5. Por fim, a sociedade precisa pressionar também sobre a expansão das instituições de ensino superior de modo a regulá-la. O mercado de diplomas, do qual Bourdieu nos fala, precisa ser regulado por uma ética rigorosa, principalmente quando sabemos que a construção de uma sociedade democrática, justa, fraterna, com homens de compromisso, palavra e historicamente abalizados, depende de profissionais minimamente com estes valores, e não apenas interessados na utilização dos seus diplomas e currículos para fazer dinheiro fácil.
O debate está aberto e todos precisamos ter compromissos com ele.
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Um comentário:
Acho lament�vel a forma que este assunto foi tratado," Fant�stico do dia 04/05/2008 denunciou, em boa mat�ria, o que certas universidades particulares est�o fazendo para ter alunos" Na verdade n�o foi uma boa mat�ria e um tanto quanto duvidosa, logo que o assunto foi focado para � UNIGRANRIO.
A entrevista com o pr�-Reitor da Unigranrio foi de 1:30 minutos, mas na edi�o somente 15 segundos da frase incompleta em que ele dizia n�o �valorizo este instrumento� foi ao ar, mas o complemento em que ele dizia que valorizava o ensino prestado pela universidade, que valorizava a transforma�o do aluno em profissional... esta parte foi cortada.
Ao fazer este coment�rio, "Por que as universidades privadas, particularmente estas que est�o nesta situa�o deplor�vel de p�ssimo desempenho medido por qualquer avalia�o oficial, n�o investem em pesquisa, ensino e extens�o? Por que n�o comp�em os seus quadros com os melhores mestres e doutores?" deveria o autor desta, conhecer melhor a fundo algumas universidades privadas, como a Unigranrio, olhar seu desempenho no ENADE e a composi�o de seu quadro e saber se existe programas de pesquisa, para posteriormente divulgar um coment�rio em rede nacional.
Deve-se observar que reincidentemente a Rede Globo ataca universidades privadas no Rio de Janeiro, logo se existem faculdades privadas em todo o pa�s pq se restringir ao RJ??
Ser� que n�o existe algo camuflado e de interesse nisso?? E de forma muito inteligente utilizar-se de Educadores que s�o fontes seguras para manipular conceitos focando em seus interesses!
� e realmente com esta �ltima declara�o eu fecho meu coment�rio, pois deixou claro que o autor desconhece a Unigranrio como universidade e que � uma das universidades que mais tem bolsas de estudo " �Esse sistema particular se inchou e precisa de alunos como condi�o de sobreviv�ncia. Ele come�a a usar estrat�gias de mercado no sentido de ter o aluno que ele precisa com o potencial de pagar a mensalidade, com potencial de comprar as coisas que existem dentro dos seus shoppings, menos interessado talvez no seu m�rito acad�mico, na reflex�o que o aluno � capaz de fazer. Ent�o, � um grande mercado de diplomas�, explica o educador Zacarias Gama."" Achei deprimente este coment�rio e de total desconhecimento quanto a Unigranrio.
Logo, sendo assim: O debate est� aberto!!
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