11.6.09

Livro didático com figuras impróprias

Em matéria publicada no Globo Online, de 10/06/2009, "Em nota, a secretaria esclarece que os livros didáticos utilizados na rede de ensino do Rio são escolhidos pelo próprio professor, a partir de uma lista elaborada, avaliada e determinada pelo MEC, dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Todos os estados e municípios recebem livros didáticos a partir do mesmo sistema, com exceção do Estado de São Paulo.

- É inaceitável que falhas como essa ocorram. Consideramos esse tipo de imagem inadequada para alunos do 4º Ano e já estamos recolhendo os exemplares desse livro. Precisamos proteger os alunos e todo cuidado é pouco - afirmou a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, ressaltando ainda que os pais podem devolver o livro às escolas".


Em defesa dos meus colegas devo destacar a rede de irresponsabilidade existente, atenuando-lhes a responsabilidade que a Sra. Claudia Costin lhes atribui.

Comecemos: o primeiro responsável é o MEC e os responsáveis pelo PNLD. Será que nenhum avaliador destes livros percebeu a impropriedade ou foi muito forte o lobby da Editora?
O segundo responsavel é a própria Secretaria de Educação. Por que seus técnicos deixaram de analisar os livros constantes da lista elaborada pelo MEC?
Os professores certamente fizeram as melhores escolhas proporcionadas pelo MEC e certamente não têm que se preocupar com inadequações de conteúdos e ilustrações se tudo já vem no PACOTE MEC/SME.
Inaceitável é este jogo de cena para tirar o corpo fora.
Fica uma pergunta no ar: quem se responsabilizará por esta dinheirama que está indo para o ralo? O MEC, a SME, a Editora? Ou será que todos eles repassarão os custos para os professores?

Um comentário:

Anônimo disse...

É inaceitável que continue uma situação assim de um impurrando a culpa para o outro, desta forma nunca mudaremos a educação !!!

Continue assim professor, vamos lutar por uma educação mais digna para todos !!!

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...