15.8.09

AGRESSÃO A PROFESSORES

É assustador o quanto as relações Professores e Pais foram alteradas de uns tempos para cá. A autoridade pedagógica outorgada pela sociedade é cada dia mais solapada e os professores tornam-se vítimas de agressões físicas.
Causas? Talvez devamos buscá-las nas políticas públicas de educação que insistem na desvalorização e desqualificação dos mestres. Atualmente só se fala em monitorá-los, submetê-los à autoridade das Unidade Executoras (UEx) e aos diversos mecanismos de Controle Social criado a partir de inspirações epistemológicas calcadas no institucionalismo que perpassa a reconfiguração do estado em bases neoliberais.
Os resultados estão ai e são divulgados pela mídia, sem que providências urgentes sejam tomadas.
Vejamos algumas manchetes:

A mãe de uma aluna invadiu um colégio público de Florianópolis, e agrediu a professora.(TV IG, edição de 14/08/2009 - 21:17. Veja o vídeo: http://tvig.ig.com.br/147700/mae-agride-professora-em-florianopolis.htm)

Mãe agride professora que não teria deixado filho ir ao banheiro no DF (O Globo Online, edição do dia 09/04/2009, 15:06h)

Criança se machuca e mãe agride professora na porta da escola (O Globo Online, edição do dia 03/10/2008, 10:45h)

Mãe chamada à escola para falar sobre atraso de filhos agride professora em Bagé, no Rio Grande do Sul ((O Globo Online, edição do dia 03/04/2009, 10:31h)

O salário já é pequeno, as condições de trabalho são horríveis, a falta de perspectiva na carreira é completa; daqui a pouco quem vai querer ser professor?
A Xuxa, a Viviane Senna e o Instituto Ayrton Senna, a Fundação Victor Civita?

2 comentários:

Anônimo disse...

Lendo esta reportagem 'AGRESSÃO A PROFESSORES' postada neste blog, do Prof. Zacarias, e assistindo o vídeo gerador, me reportei a um outro q assisti antes desse postado no endereço abaixo, no moodle. http://docenciaonline.pro.br/moodle/mod/forum/discuss.php?d=269

Zacarias Gama disse...

Obrigado pelo comentário. Pena não ter assinado.

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...