20.2.10

Alunos que marcam - Publicado no Blog "Rio Acima" do Jornal do Brasil

O Jornalista Marcelo Migliaccio fez uma homenagem aos Professores no dia 15 de outubro de 2009. Fiquei deveras surpreso e lisongeado com a homenagem que prestou a alguns dos seus professores, citando entre eles o meu nome.
Ao mesmo tempo sua homenagem me mostrou o tamanho da responsabilidade de um professor: como nós marcamos a vida de alguém. No caso, fui seu professor, entre 1976/1977 no Colégio São Vicente, professor de uma criança com seus 13 ou 14 anos.
Troquei com ele a seguinte correspondência:

Zacarias Gama enviou em 18/02/2010 as 00:12:

Prezado Marcelo Todo professor tem uma galeria de alunos que sempre são lembrados por diversas razões. Na minha estão você e o Jozemar que lhe escreveu querendo confirmar se vc se referia a mim. Fui professor de ambos no ensino fundamental: de você na 7a. série e do Jozemar na 5a. série no Colégio Pio Americano em São Cristovão. Sua fisionomia pouco mudou, vejo pelo retrato. A do Jozemar também deve ter mudado pouco. Só não só capaz de reconhecê-lo porque não nos vemos há muito tempo, bota tempo nisto! Ainda não me aposentei, continuo na lida com muita disposição, agora trabalhando com alunos de pós-graduação stricto sensu do Programa de Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Uerj. Sempre que vejo seu pai na TV, sua imagem me vem à mente. Fico feliz que tenha se lembrado de mim e me prestado esta homenagem que me deixou muito sensibilizado.

Migliaccio enviou em 18/02/2010 as 09:30:

Zacarias, as duas melhores coisas de ter um blog são podermos fazer justiça com pessoas que foram importantes para nós e quem sabe ter notícias delas. Fiquei muito emocionado quando vi sua mensagem, porque desde o momento em que escrevi o texto tive esperança de que você um dia lesse. Algumas das mais deliciosas aulas que tive foram dadas por você no São Vicente. Fico feliz por saber que continua na ativa, ajudando tanta gente a crescer com seu talento. Lembro que você usava um adesivo no vidro de trás do seu Passat escrito "Hei de vencer, mesmo sendo professor". Não há dúvidas de que você venceu, com muitos méritos, o maior deles é estar para sempre no coração de seus alunos. Um abração.

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...