6.2.10

Espaços integrados de educação superior e mobilidade acadêmica - com qual propósito?

Em postagem anterior comentei os esforços no sentido de criar espaços integrados de educação superior na União Européia, América Latina e Brasil. Ainda não tinha certeza dos avanços concretos realizados no território nacional em termos de educação superior. Mas o fato é que já estamos muito além do que supunha. Sem falar no novo ENEM que tenta reeditar o vestibular unificado para as universidades brasileiras e impõe a prática da mobilidade acadêmica aos estudantes, duas ações concretas merecem destaque: o programa de mobilidade acadêmica Andifes (Associação Nacional das Instituições Federais de Ensino Superior) e a deliberação do consórcio CEDERJ (Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro.
A Deliberação do CEDERJ se constitui como uma ação inovadora porquanto integra a educação online semipresencial com a educação presencial oferecida pelas universidades consorciadas ao CEDERJ (UFRJ, UFFRJ, UFF, UERJ e UENF). Os alunos dos cursos presenciais poderão fazer disciplinas em regime online semipresencial, e os alunos matriculados em curso online semipresenciais poderão cursar disciplinas presenciais onde sejam oferecidas.
Não tenho a pretensão de negar a importância de integrar modalidades de ensino e as instituições públicas de ensino de educação superior no Estado do Rio de Janeiro e também no Brasil. Para mim está claro que a integração e a mobilidade acadêmica podem constituirem-se em fabulosos espaços de desenvolvimento do conhecimento e de comunicação desinteressada para além do pragmatismo gerencial-mercantil. O que me preocupa então é a possibilidade de estar contido nesses processos o objetivo mercantil de reduzir custos, abrindo-se mão de mais meios, recursos e professores bem preparados e entregues ao ensino, pesquisa e extensão, e de alunos desejosos de saber.
Será uma lástima tudo isso se objetivar com redução de custos e quadros de funcionários em nome da produção de melhores indicadores de produtividade que somente beneficiam a realização do capital.

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...