17.5.11

Capes e bolsas - depois dos desacertos o acerto

A Capes comeu mosca no Ofício Circular nº 32/2011 em que suspendeu o pagamento de bolsas a pós-graduandos com vínculo empregatício. Felizmente corrigiu em tempo a besteira que ia cometendo. Os bolsistas podem continuar com as bolsas recebidas e a Capes esclarece o critério para as novas concessões: "podem receber bolsas com vínculos empregatícios anteriores à entrada nos programas de pós-graduação stricto sensu todos aqueles que são professores de educação básica, professor substituto, tutor da UAB e profissional de saúde pública continuam valendo".

Segundo o seu Presidente, sr. Jorge Almeida Guimarães, "As portarias que tratam dessa questão mencionam claramente que são áreas de interesse do Estado. Permitir que professores da escola pública façam mestrado – sobretudo mestrado profissional, mas também acadêmico – recebendo bolsa é o principal objetivo. Estes, repito, nós consideramos interesse do Estado. O acúmulo, então, é permitido e vai continuar sendo."

Esta afirmação do Presidente da Capes foi publicada na página da Capes nesta Terça feira, 17 de Maio de 2011 às 12:25. (http://www.capes.gov.br/)

Faço votos para que a Capes com a mesma presteza, revise também os seus novos conceitos de avaliação da pós-graduação, por exemplo ponderando o estabelecimento de QUALIS para livros... Muitos dos seus conceitos atuais estão impregnados de valores próprios dos homens de negócio do mercado empresarial. O Qualis livro só beneficia às editoras, consolida a máfia editorial e faz engordar os seus lobbies. Daqui há pouco vamos ter de pagar "luvas" para publicar nas editoras com qualquer nível qualis.

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...