9.9.11

Neoliberalismo e descaso com a educação pública


O Processo de Bolonha, como um autêntico fetiche, encantou a diversos países da Europa e muitos apressaram-se para cumprir as metas que estabelecia para a década. Agora o feitiço começa a ser quebrado, sobretudo nos Países que formam o grupo dos PIGS: Portugal, Itália, Grécia e Espanha. Agora é a vez dos trabalhadores em educação da Espanha ir às ruas defender a educação pública das ameaças de cortes de verbas e dos riscos de não garantir igualdade de oportunidades para todos. Nos dias 14,15 e 20 de setembro e em 22 de outubro os sindicatos vão às ruas protestar contra os maiores cortes na educação pública espanhola em seu período pós-franquista.
O profesorado de Madrid, Galícia, Castilla-La Mancha e Navarra está em pé de guerra contra  os cortes em educação e o aumento das horas letivas. Os país, por sua vez, acreditam que a educação espanhola perderá mais ainda em qualidade, educação esta que já suporta uma taxa de fracasso escolar que supera os 30% e situa o país na 30ª posição do PISA, quase se situando junto à educação oferecida pela Turquia.  

https://www.facebook.com/notes/zacarias-gama/neoliberalismo-e-descaso-com-a-educacao_publica

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...