31.7.18

Novas perspectivas - deixando de ser tão professoral

Meu blog é muito opinativo e quero mudar de rumo. Quero ser menos professoral, como me recrimina um amigo meu. Ele não tolera que eu seja professoral. Então deixarei de ser, se é que isso é possível. De qualquer jeito tentarei. Mas, de antemão, vou avisando. Toda a minha vida profissional transcorre em espaços escolares, nunca fui outra coisa diferente de ser professor.

Hoje recebi um e-mail de um aluno da UERJ se voluntariando para ingressar no meu grupo de pesquisa. Fico sempre fascinado com iniciativas semelhantes. Gosto de quem corre atrás do que quer. Nem é preciso dizer que vou inclui-lo imediatamente, mesmo sem o conhecer pessoalmente.

Serei coerente com o que digo para muitos que querem aprofundar os seus estudos: colem-se nos pesquisadores que podem agregar valor à sua formação.

Muitos alunos chegam à faculdade, passam ali pelo menos quatro anos em suas salas e laboratórios, e saem quase como entraram. Muitos procuram matrículas com professores pouco exigentes ou dosam os seus currículos com mais ou menos professores exigentes. Esses últimos talvez sejam mais espertos. Mas o melhor mesmo é fazer menos matérias com quem pode agregar valor ao conhecimento a ser acumulado. De preferência colar em algum professor que ofereça bolsa de IC.

Quem faz isso, vai longe e a passagem da graduação para o doutorado fica muito facilitada. Há muito anos um estudante negro, pobre e muito inteligente acercou-se de mim. Tornamos amigos e para minha alegria tive a honra de ser convidado a participar da sua banca de doutorado há pouco dias.


Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...