10.1.08

Alunos fantasmas?

Em notícia veiculada hoje pelo jornal "O Globo Online" 2,9 milhões de alunos mariculados desapareceram da educação básica em levantamento feito pelo Educacenso. O que levou a esta queda significativa no número de matriculados?
O Ministro da Educação quer acreditar, até prova em contrário, em erro de informação. O MEC, no entanto, já suspeitava de números inflacionados, talvez por fraude ou falha técnica.
O fato é que em alguns municípios as matrículas efetivas caíram para a metade ou menos. Em termos absolutos, a maior queda - menos 1,1 milhão de alunos - ocorreu no ensino fundamental, justamente o nível de ensino em que, desde 1998, a repartição de verbas está vinculada ao número de matrículas.
Vejamos alguns exemplos:
Hidrolina (GO)
Matriculados em 2006 - 296. Achados em 2007 - 67. Sumiram 77,52% dos alunos efetivamente matriculados no ano anterior.
Serra Negra (SP)
Matriculados em 2006 - 1.246. Achados em 2007 - 363 alunos. Sumiram 70,87% dos alunos efetivamente matriculados.
Araguainha (MT)
Matriculados em 2006 - 302. Achados em 2007 - 181 alunos. Sumiram 40,07% dos alunos efetivamente matriculados.
Pelo menos em 17 outros municípios o fenômeno se repete. Terá o "Mister M" passado por suas escolas municipais? Terão os prefeitos "fabricado" alunos para embolsar as verbas do Fundeb?
Ora, em se tratando de Brasil, ainda mais de interior brasileiro, magia e ingenuidade são dois fenômenos raros. Vale a pena investigar com profundidade tais abduções procurando a partir das contas pessoais de prefeitos, secretários e outras "autoridades" educacionais. Creditar tais desaparecimentos a falhas técnicas deve ser a última hipótese. Basta ter em mente os casos das fraudes com a merenda escolar, bolsa família etc para desautorizar abduções, fantasmas, fenômenos de outros mundos . Além do mais, uma característica do Brasil é a de ser o país dos políticos espertos, não importa que sejam cabeludos ou carecas.

Um comentário:

Anônimo disse...

é, Brasil país dos espertos.Concordo mas não diria assim. Em minha opinião nosa cultura, antes de tudo por ter uma origem colonial de exploração terminou por conslidar um povo dono de uma cultura corrupta. Não é o político ou autoridades que são corrupatas...é o povo brasileiro!!!

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...