23.8.09

13/08/2009 - Folha Dirigida

Os desafios da EAD

Por Paulo Chico

Os números preliminares do AbraEAD 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância) revelam que, em apenas dois anos, praticamente dobrou o número de alunos de graduação na EAD. Dos 397 mil matriculados em 2007, o Brasil saltou para 761 mil estudantes em cursos na modalidade no ano passado. Tal dado revela que, mais que simples moda, a tendência de crescimento veio para ficar. Por isso, também aumentam as preocupações com os rumos dessa evolução. Estará a quantidade devidamente acompanhada da qualidade? A avaliação do conhecimento adquirido pelos alunos ainda alimenta boa parte da dose de preconceito e desconfiança que pesa sobre a EAD. Um dos fundadores do Cederj, consórcio que reúne as universidades públicas do Rio na oferta de cursos semi-presenciais, o professor Zacarias Gama tem seu foco de ação voltado justamente para o processo de aferir o aprendizado. Na verdade, é avaliador de educação a distância do Ministério da Educação, missão que o leva a visitar instituições espalhadas por todo o país.

Nessas viagens, se depara com muitas experiências interessantes no campo da EAD. E, é evidente, algumas outras más, que tanto colocam em xeque a seriedade da modalidade de ensino. Mesmo dentro de seu local de trabalho, a Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), nem todos apostam na eficiência dessa prática de ensino. "Aqui na universidade temos professores doutores extremamente resistentes à educação a distância. Eles têm lá as suas razões, mas também têm um grande desconhecimento de como a coisa se dá na prática. Executada de forma responsável e planejada, a EAD se revela uma modalidade não apenas viável, mas de bastante credibilidade", conclui ele, que é formado em História, além de mestre e doutor em Educação.

Folha Dirigida - O ponto mais nebuloso da educação a distância é mesmo a avaliação. Há o que temer quanto a eficácia e seriedade deste processo? No que se difere, ou deveria se diferenciar, a avaliação de um estudante matriculado em curso presencial de outro que estuda na modalidade EAD?
Zacarias Gama - Inicialmente não tem muita diferença, não. Pelo contrário, está havendo uma defasagem grande entre a avaliação a distância e a avaliação presencial. Eu diria que, na avaliação presencial, há um determinado avanço. No modelo a distância ela sofre algumas limitações do próprio computador. As pessoas às vezes não sabem usar todos os recursos, todas as ferramentas. Há uma tendência grande de se reproduzir algumas avaliações quantitativas, típicas de salas de aula, via EAD. Há muita coisa boa dos referenciais positivistas, tecnicistas. O subjetivismo também tem seu valor, as provas abertas, redações, dissertações são ótimas. Mas é preciso verificar qual concepção de mundo está sendo trabalhada. A questão não está no instrumental, e sim na teoria. A escola, sobretudo voltada para as classes populares, precisa trazer critérios que permitam a sua leitura particular de mundo. Se ela for burguesa, pode usar qualquer instrumento, para manter o sistema. Gostaria que as avaliações sempre permitissem a objetividade da classe popular. Tenho essa utopia.

Então, é preciso, antes do modelo em si, repensar o papel da avaliação?
Precisamos discutir a avaliação da perspectiva da classe dominada. Ainda temos um modelo que é referendar certos valores e conhecimentos da classe dominante. Avaliar é qualificar os conhecimentos aprendidos pelo aluno, mas é sempre no sentido da reprodução de quadros já existentes. Seria interessante se as escolas estivessem mais preocupadas com um entendimento melhor da avaliação. Isso vai depender da opção que o professor faça.

Quais cuidados o professor deve ter neste processo?
Essa avaliação na EAD deve ser mais próxima, muito processual, feita à miúde. No presencial, tendo conhecimento físico do meu aluno, eu disponho de mais critérios que me levem a ter mais ou menos credibilidade em relação a ele. Se ele está atento ou disperso, sua expressão facial, seu comportamento... Tudo isso me dá informações, pistas, sobre quem ele é. No modelo a distância, o professor deve tomar alguns cuidados, como estar mais ligado na construção do instrumento de avaliação. Colocar em xeque não só os saberes que considera necessários, mas a articulação de idéias e a consistência teórica do aluno, investigar sempre o seu referencial teórico. Saber se, de fato, ele está construindo um pensamento e uma escrita em nível acadêmico. É preciso desenvolver o seu potencial.

Há outros modelos possíveis de avaliação?
No Brasil, é muito forte a tendência das teorias de avaliação relacionadas com competência e habilidade, consideradas hoje indispensáveis para a maior realização do capital. Mas isso é um reducionismo. A escola deixa de se preocupar com a auto-formação do aluno, para diversos projetos, permitindo que ele faça escolhas próprias, para impor um único destino em nome do capital. A EAD, na verdade, dá grande liberdade, autonomia e estimula uma postura pró-ativa do aluno, a ponto de já aceitar ações de auto-avaliação dos estudantes.

A questão do copiar e colar da internet, quando da elaboração dos trabalhos. Como combater essa prática?
É óbvio que existe cópia de trabalhos. Há muito tempo, mas não foi a EAD quem inventou isso. Além do que, há uma proliferação de profissionais e de escritórios que ajudam o aluno a tapear os professores. Fazem a monografia, a dissertação, a tese inteira. Há como controlar isso, sim. Começa pelo cuidado na construção do instrumental, exigindo uma certa circunscrição do pensamento e da reflexão ao que está sendo trabalhado naquele módulo, naquele momento. Se o aluno está fazendo uso da bibliografia e o modo como ele utiliza esse material. Na EAD, todas as atividades e ações ficam registradas. Basta acompanhar o processo como um todo, e não apenas avaliar o produto final.

Ainda há alunos que se inscrevem em cursos a distância atraídos pela falsa tese de que ali tudo será mais fácil, menos rigoroso?
É claro que existe reprovação na educação a distância. Aliás, há muita evasão e reprovação. Quando se trata de uma experiência séria, a EAD reproduz regulamentos e critérios da universidade. Ou seja, o aluno tem que compor uma pontuação, cumprir os módulos... Por trás da maioria das reprovações está o equívoco do estudante de que a EAD é um modelo que vai facilitar a vida dele, garantir a sua aprovação de qualquer forma. Ele não tem noção das demandas que a EAD vai gerar.

Os altos índices de evasão ainda pesam contra a modalidade. O que está por trás disso?
Outro problema muito comum, enfrentado por boa parte dos alunos que se inscrevem em cursos de EAD, é ter que superar deficiências técnicas. As pessoas partem da suposição equivocada de que o Brasil já está coberto por uma boa rede de energia elétrica, uma rede eficiente de telefonia... O que não é verdade. É complicado, por exemplo, pensar em EAD sem uma boa conexão de banda larga, por exemplo. Às vezes, o pólo emissor do conhecimento tem o domínio, mas o pólo receptor, não. Sofre com insuficiências técnicas, assim como o aluno em sua casa. Diante dessas dificuldades práticas, alguns desistem... Por isso mesmo, há cursos que têm um semestre de Informática, não só para os alunos saberem navegar na plataforma, mas também para capacitar os tutores...

Sobretudo durante os oito anos de governo de Fernando Henrique Cardoso, o Brasil foi palco da expansão desenfreada de instituições privadas com ofertas de cursos superiores, muitas vezes sem maior compromisso com a qualidade. O país corre o risco de experimentar algo semelhante no campo da EAD?
É preciso ter cuidado com essa mercantilização da EAD, com o risco de uma expansão sem qualidade. Essa modalidade, diferentemente do imaginário popular, supõe um alto nível de investimento, com instalações adequadas e corpo bem treinado. Na verdade, ela compreende a reprodução dispersa de um ambiente universitário.

E isso tem sido respeitado?
Tenho visto muitos pólos sem sala de estudo, sem bibliotecas, sem uma ambiência universitária, laboratórios ou tutores especializados. Eles costumam ser muito generalistas. Visitei em Roraima uma instituição onde três ou quatro tutores atendiam a todas as disciplinas dos vários cursos oferecidos. Ora, eles são incapazes de tirar uma dúvida específica de um estudante. Se o aluno não consegue, via e-mail ou telefone, contactar o conteudista na matriz, vai ficar com aquela dúvida em aberto. Não vai conseguir absolutamente sair daquilo. Há, por parte de algumas instituições, uma falsificação da aprovação.

Como isso ocorre?
Muita gente está aligeirando a avaliação dos alunos. Presenciei, recentemente, uma universidade de grande porte oferecendo cursos em que avaliava os conhecimentos em cinco disciplinas diferentes, dadas num semestre, com uma única prova presencial de dez questões de múltipla escolha. Isto é, duas questões para cada disciplina. E vi esse tipo de prova medíocre em cursos nas áreas do Direito, Engenharia, Pedagogia, e até em Saúde. Não é por acaso que o MEC vem fechando diversos cursos.

Em suas viagens pelo país, na função de avaliador, o que viu de melhor e de pior nas experiências de EAD?
O que há de mais genial é quando o oferecedor do curso EAD faz convênios com faculdades ou universidades bem instaladas. O aluno tem a especifidade da sua modalidade de ensino, mas vivendo num ambiente universitário, numa profusão de conhecimento, que sempre enriquece o chamado currículo oculto. No Cederj, por exemplo, o pólo é visto como embrião de um centro universitário no município onde ele se instala. As piores experiências são aquelas nas quais o indivíduo que comprou o franchising não tem cuidados, sequer sabe o que é uma universidade. Tudo acontece em instalações precárias até mesmo para uma escola do ensino básico.

Do ponto de vista social, qual é o grande trunfo da EAD?
Falando do Cederj, que funciona com oito pólos espalhados pelo estado: ele é importante do ponto de vista estratégico, pois permite a formação dos jovens sem retirá-los de suas cidades de origem. Isto é, promove a formação de inteligências e o desenvolvimento local, no interior. Determinadas cidades de Minas Gerais, por exemplo, acabam esvaziadas pela convergência dos estudantes universitários para centros de formação tradicionais, como Juiz de Fora e Ouro Preto, num processo que buscamos reverter no Rio.

80 comentários:

Mike Pontes disse...

A educação a distância é mais uma opção para o cidadão pagador de impostos ter acesso á educação superior. Ao mesmo tempo que deve haver uma preocupação com a avaliação e os métodos utilizados nessa modalidade, acredito ser um grande avanço na educação brasileira o fato de incluir na comunidade acadêmica (apesar da ausência do ambiente acadêmico) o trabalhador brasileiro que têm contra tempos pra estar presente em uma Universidade. Logicamente que estará presente, em menor intensidade. Minha irmã é aluna do Cederj de Angra, cursa Biologia.

Zacarias Gama disse...

Obrigado por seus comentários.

Perla Alves disse...

A educação a distância exige que o educando tenha um elevado grau de organização. como aluna semi presencial, não me sinto desprivilegiada em relação ao curso presencial. pelo contrario, me vejo fazendo pesquisas, lendo artigos, debulhada em livros para resolver com maior exatidão as questões propostas. e esse esforço é muito positivo, pois conduz o educando a cada vez mais buscar o conhecimento.
antes de se matricular em um curso ead, o cidadao tem que ter em mente qual a credibilidade da instituição.
perla alves bento de oliveira costa - polo nova friburgo - cederj
2008.220.8163

Anônimo disse...

Acredito que as maiorias das pessoas que façam a opção pela EAD o fazem por falta de oportunidade para freqüentar uma instituição "presencial".Infelizmente esta modalidade de ensino ainda é alvo de preconceitos,inclusive entre os docentes, este preconceito é gerado pelo desconhecimento e pelo deslocamento do centro do saber, antes somente na instituição, agora acessível em qualquer lugar.
Hoje vejo como aluno do CEDERJ, que na área de EAD ainda há ajustes por se fazer, mas vejo que seriam ajustes mais técnicos que propriamente pedagógicos e vejo também que o grande empecilho desta modalidade é a questão que o acesso a banda larga residencial que ainda é cara para a maioria dos alunos. Pois se o acesso a Banda larga fosse democratizado e tivesse preço acessível para a maioria da população a EAD seria sem dúvida nenhuma a mola propulsora de uma revolução na educação. Podendo, não somente o ensino superior, mas todos os níveis de educação atingir a todos os rincões do país, democratizando realmente o acesso ao saber. Quanto à qualidade, podemos dizer que em todas as modalidades de ensino existem cursos bons e cursos ruins.
A EAD é um fenômeno mundial, fruto dos nossos tempos, onde as exigências tecnológicas cada vez nos pressionam mais, é nesta armadilha que a EAD não deve cair e não entrar no jogo do educar somente para o trabalho, e sim se preocupar em dar uma educação de base humanista e multicultural.
Rubens Pinto Júnior
Polo -Angra dos Reis.

Andréa Maia disse...

No momento atual, a importância da EAD para um melhor acesso à educação e principalmente ao ensino superior é inegável, porém, deve ser visto com cautela em alguns casos, pois vemos constantemente nos noticiários instituições sendo fechadas por não serem sérias e pautarem suas avaliações em provas aplicadas apenas com o objetivo de fornecerem certificados sen nem possuirem autorização do MEC.
Fazer parte de uma instituição competente e de qualidade como o cederj e poder estar cursando uma faculdade sem sair da minha cidade é um privilégio único na minha vida. Recomendo àqueles com interesse de obter uma graduação que o tentem pelo cederj, que apesar de não ser uma instituição perfeita, procura melhorar a partir do que avaliam e ouvem dos alunos. Porém, se o quiserem fazer por acharem fácil por ser à distância, desistam, é necessário muita dedicação e determinação para passar pelos critérios de avaliação e alcançar com louvor todos os objetivos.
Da minha parte, sigo tentando.
Andréa da Silva Maia- 20082208329-
Lic. Pedagogia- Paracambi.

Patrick disse...

Meu nome é Patrick, faço Pedagogia no pólo Petrópolis

A Educação à Distância democratiza o acesso à educação, atendendo a alunos dispersos geograficamente e residentes em locais onde não haja instituições convencionais de ensino. Permite ainda que o aluno seja realmente ativo, responsável pela sua aprendizagem e, principalmente, aprenda a aprender.

A avaliação no EAD tem pontos muito fortes baseados na autonomia, autodidaxia, pesquisa e autoria, competências importantes na formação de um indivíduo crítico e consciente. Porém, como o contato pessoal com os alunos é muito menor ou nulo no EAD, é muito difícil, por exemplo, o professor identificar individualmente os seus alunos ou observar essas mudanças comportamentais, critérios importantes para uma avaliação qualitativa.

Acredito que a avaliação em EAD é limitada atualmente conforme o paradigma educacional adotado. Se o objetivo for preparar mão de obra qualificada para o mercado ou aperfeiçoar profissionais já formados, o atual modelo de avaliação é apropriado para verificar esses objetivos. Mas, se o objetivo é a formação de pessoas críticas e conscientes, o modelo atual é limitado, pois fica reduzido a dados quantitativos e a função formativa da avaliação não é empregada. Além disso, é muito difícil, do ponto de vista psicológico, que algum tipo de tecnologia consiga substituir o contato humano no processo educacional entendido como processo de formação da personalidade.

Cássia Vaz disse...

Um curso ead trabalha muito mais que os conteúdos descritos na ementa.
As lições de auto disciplina, auto gestão do tempo, organização, planejamento, trabalho em grupo, respeito as diferenças, saber ouvir(ler), aguçar a percepção são alguns dos bônus que você recebe.

O ler e o interpretar as mensagens, de todos que participam do curso, é outro exercício impagável, você precisa ler as entrelinhas, refletir, e na contrapartida ter o cuidado no escrever, para conseguir passar tudo o que você deseja, saber se fazer entender.
Tudo vai depender do propósito de cada um, e-ducando, e-ducadores, e-cursos, e-instituições.A seriedade destes atores, nos levará a um mundo mais justo, que só o conhecimento é capaz de nos proporcionar.Derrubar fronteiras para o conhecimento é uma proposta singular em ead.


Aluna: Cássia Vaz
Pólo:Nova Iguaçu
Matrícula:20082208249

Jô Pinheiro disse...

Acredito na Educação a distância.
Fui para a escola apenas até o 5°. ano do Ensino Fundamental, a partir dai, até o final do Ensino Médio, estudei sozinha. Fiz supletivo.
Alguns anos depois, fiz faculdade presencial, Letras (UFRJ). Cinco anos de estudo das 07:00 ás 17:00. Foi um desgaste enorme, um verdadeiro massacre. Hoje, morando no interior do Rio de Janeiro, faço Licenciatura em Pedagogia (UERJ/CEDERJ).
Um curso que não deixa em nada a desejar ao de Letras da UFRJ em qualidade e seriedade, por isso, acredito que jamais farei um curso, qualquer que seja, presencial, se puder fazê-lo a distância.
Além disso, no CEDERJ, tem-se um tipo ideal de avaliação, onde as avaliações a distância servem como instrumento para a preparação das avalições presenciais, fazendo com que, dificilmente, o aluno possa burlar todo o esquema avaliativo.

Camila Mello disse...

Bem, pelo que foi exposto na explanação do professor Zacarias Gama, a Educação a Distância, se bem estruturada, com profissionais que entendam do assuntos, capacitados a colocá-la em prática, pode ser muito proveitosa, formando profissionais conscientes de seu dever, capacitados a exercer a profissão que se propõem.
Um dos pontos essenciais nesse processo de ensino é o da avaliação, visto que como o ensino não é presencial, tem prevalecido o modelo objetivista. Como o próprio professor explica, ambos os modelos tem suas vantagens, sendo assim, é importante que sejam utilizados na medida certa para que as avaliações se mostrem o mais justas possível, de modo que os estudantes possam realmente expor seus conhecimentos, etc.

Camila Mello
Polo Cederj - Angra dos Reis / RJ

Anônimo disse...

A EAD é muito eficiente, pois facilita o acesso de muitas pessoas ao ensino superior. Muitas pessoas tem dificuldades em estudar devido ao seu tempo, pois trabalham e só têm disponível o final de semana.
No meu caso, sou aluno do CEDERJ, e para mim a educação tem sido ótima, de qualidade, o material didático é exelente. Em minha opinião acho a EAD muito mais exigente do que a educação presencial, pois o aluno precisa ser disciplinado, para estar atualizado nas lições para a realização das avaliações. Fora o fato que, na educação presencial o aluno acaba criando uma intimidade com o professor, por vê-lo todas as semanas e o mesmo acaba, muitas vezes, facilitando a avaliação do aluno. O mesmo não acontece na EAD pois o contato com o tutor é o extremamente o necessário.

ROBERTO CARLOS RODOLFO

Anônimo disse...

Muito esclarecedora a entrevista e com certeza veio agregar valor a minha formação docente.
A educação a distancia realmente é um desafio, pois a realidade brasileira é bem diferente de outros países, sendo ainda pequeno o contingente populacional que utiliza novas tecnologias. Eu , como aluna do Cederj, encontrei várias dificuldades nesta modalidade de ensino mas, tratei logo em adaptar-me aos novos tempos, porque provavelmente quem não se adaptar ficará de fora deste novo ambiente para o trabalho e aprendizagem do futuro.
A disciplina Métodos e Técnicas de Avaliação estão ampliando o meu entendimento sobre avaliação e esta entrevista clareou mais ainda minhas idéias. Precisamos utilizar a avaliação para melhorar o processo ensino-aprendizagem e a construção de aprendizagens.
Creio que a educação a distancia é uma importante ferramenta para elevar o nível educacional da população brasileira, mas há que existir interesse público para tanto.

Mª Elisabeth Souza Soares
Pólo: Resende

Unknown disse...

Sou ALUNA DO cederj POLOnOVA IGUAÇU E A ENTRVISTA COM O PROFESSOR zACARIAS ME POSSIBLITOU UMA NOVA VISÃO DA EDUCAÇÃOA DISTÂNCIA. eMBORA SEJA ALUNA DESTAMODALIDADE É SEMPRE BOM OUVIR AS PALAVRAS DE UMESPECIALISTA. cOM CERTEZA O cederj ESTÁ BEM PREPARADO COM INFRA-ESTRUTURA E BIBLIOTECAS E PROFESSORES ESPECIALIZADOS PARA DAR SUPORTE AOS ALUNOS. tUDO INDICANDO PARA UM ENSINO DE QUALIDADE COM PRAZOS A SEREM CUMPRIDOS E PRAVAS PRESENCIAIS AVALIATIVAS, pOR ISSOESSA MODALIDADE DE ENSINO TENDE A CRESCER NO bRASIL CASO, OS DEMAIS PROJETOS APRESENTEM UMA PROPOSTA EDUCACIONAL COM OMESMO RIGOR DE QUALIDADE. ESPERO QUE O MEU COMENTÁRIO VENHA A ACRESCENTAR , OBRIGADO.

mARTA SANTOS DE LIMA
POLO NOVA IGUAÇU
MATRICULA 20091208157
DISCIPLINA: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

andreia mat:20081208645 disse...

Boa noite!
Sou aluna de pedagogia da CEDERJ no pólo de Angra dos Reis, a EAD para mim foi a melhor oportunidade que tive para retornar meus estudos e poder concluir o ensino superior, acho que a modalidade não tem nada de facilitadora, acho que requer até mais disciplina em relação aos estudos do que a modalidade presencial, pelo fato do aluno ter que realmente se esforçar estudando sozinho. Concordo com o fato de que realmente não usamos todas as ferramentas que a EAD possui e também há o problema da internet não ter a qualidade em velocidade que a EAD exige.

Andreia mat:20081208645

Kelly Uéllenka disse...

Olá Professor Zacarias Gama...
Meu nome é Kelly, sou Aluna de licenciatura Pedagogia do CEDERJ - Pólo Petrópolis.
As TIC's, são mais do que simples tecnologias, elas estão se tornando meios de comunicaçã, de interação, de política do espaço e da organização social. Desse modo, pode-se afirmar que as TIC's estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e são utilizadas nas mais diferentes situações cotidianas. Assim podemos dizer que por meio das TIC's a Educação a Distância vem se solidificando e facilitando o acesso ao estudo, tornando-se, assim, um instrumento de apoio à democratização da educação. Porém, como consequência das desigualdades sociais, existentes, não são todas as pessoas que têm o acesso a essas tecnologias,principalmente a internet.
Embora a tecnologia seja uma parte importante da EaD, qualquer programa de sucesso deve focalizar mais as necessidades educacionais dos alunos que a própria tecnologia.
Optei pelo curso a distância porque tenho mais flexibilidade e autonomia para administrar meus estudos já que trabalho o dia todo como Educadora Social.

Abraços Fraternos
Kelly Uéllenka

Kelly disse...

Olá Professor...
Não deu para postar o restante do comentário...
Dando continuidade quanto à avaliação nas EaD penso que a metodologia exige um maior grau de disciplina, comprometimento, amadurecimento e independência. O aluno estuda porque quer e tem consciência de suas necessidades. Por não expor o contato pessoal, a competitividade e a concorrência direta de comunicação e expressão não ocorrem com a mesma intensidade de uma avaliação presencial.
Isso pode ser positivo, se considerarmos que as diferenças são respeitadas e novas oportunidades proporcionadas e ampliar as chances de aprendizagem do aluno, tornando as avaliações mais dinâmicas e interativas com o uso das TIC's e a aprendizagem fica auto-dirigida tornando-se um mecanismo de extrema valia, pois surge como alternativa para os limites do ensino tradicional, capaz de suprir as necessidades de difusão da educação.

Elisa disse...

De acordo com a minha experiência prática em educação à Distância, acredito que a mesma representa um avanço para o sistema educacional brasileiro. Haja vista que, a mesma disponibiliza múltiplas mídias no sentido de facilitar o aprendizado.E também " (...) permite a formação dos jovens sem retirá-los de suas cidades de origem. Isto é, promove a formação de inteligências e o desenvolvimento local, no interior. (GAMA, 2009)
O aprendizado acontece no momento que o educando aprende a lidar com uma nova rotina de estudos. A começar pela autonomia, responsabilidade, criatividade e organização.Nesse sentido, a educação passa a ser socializada de acordo com a necessidade peculiar dos educandos.

Unknown disse...

Sou aluna de um dos Pólos do Cederj da cidade de São Pedro da Aldeia e posso, efetivamente, falar da importância da EAD quando é possível levar formação de qualidade de uma universidade pública a alunos que estão mais distantes dos grandes centros podendo assim formá-los e construir esse aluno pesquisador pronto parar as demandas profissionais exigidas pelo mercado de trabalho. Acredito fielmente neste processo em que estou inserida pois vejo a seriedade e competência com que nosso Pólo e curso são dirigidos e coordenados, o real funcionamento da avaliação e a formação de um verdadeiro "estudante-pesquisador". Sou sinceramente agradecida a esta iniciativa do consórcio pois de outra maneira jamais poderia ter o privilégio de uma formação acadêmica em nível superior em uma renomada Universidade. Esta modalidade de ensino que vem crescendo a cada dia e se aperfeiçoando é, certamente,um grande avanço em nosso sistema educacional brasileiro.

Perla Alves disse...

A educação a distância exige que o educando tenha um elevado grau de organização. como aluna semi presencial, não me sinto desprivilegiada em relação ao curso presencial. pelo contrario, me vejo fazendo pesquisas, lendo artigos, debulhada em livros para resolver com maior exatidão as questões propostas. e esse esforço é muito positivo, pois conduz o educando a cada vez mais buscar o conhecimento.
antes de se matricular em um curso ead, o cidadao tem que ter em mente qual a credibilidade da instituição.
perla alves bento de oliveira costa - polo nova friburgo - cederj
2008.220.8163

Anônimo disse...

Quando falamos na EDA, a primeira impressão é de facilidade.Como foi comentado pelo professor Zacarias, ainda existe professores, alunos e doutores q resistem a tal modalidade. Um curso EDA bem trabalhado e elaborado é capaz de capacitar seus alunos sim. Um bom curso é aquele q avalia seus alunos em diversas formas. Tanto no presencial quanto a distância, avaliação esta q é feito no curso a distância do cederj.
Sou aluna do polo Maracanã e sei q sou avaliada a todo momento.
Neila Raíla
Matrícula:20081208649

Unknown disse...

A modalidade EAD é um excelente caminho para a autonomia e o aumento significativo de novas aprendizagens porque oferece ao aluno a possibilidade de ampliar seus conhecimentos através de pesquisas e contatos com os diferentes meios tecnológicos.
Os cursos semipresenciais do CEDERJ são de alto nível se comparados com certas entidades de presença obrigatória que estão mais preocupadas em obter capital.
As avaliações realmente são uma preocupação cabível neste âmbito devido à distância que muitas vezes não deixa transparecer o interesse de certos alunos ao saberem o grau de seriedade e compromisso que regem esta modalidade a que se dedicam.
Vale à pena lembrar que tal modalidade agride de forma sutil a alguns grupos, em particular, que se incomodam com sua presença crescente e tentam combater desqualificando este precioso meio de ensino ao qual é dada a oportunidade aos menos favorecidos da sociedade.
Com menos tempo, porém muita dedicação, os alunos da EAD superam suas habilidades e demonstram suas capacidades apoiados pelos grandes mestres que com carinho os acompanha nas tutorias de plena sabedoria e calor humano.
Assim é a EAD, que carinhosamente reconheço como:
EDUCAÇÃO com DEDICAÇÃO e AMOR.

Josiane Rodrigues disse...

A modalidade EAD é um excelente caminho para a autonomia e o aumento significativo de novas aprendizagens porque oferece ao aluno a possibilidade de ampliar seus conhecimentos através de pesquisas e contatos com os diferentes meios tecnológicos.
Os cursos semipresenciais do CEDERJ são de alto nível se comparados com certas entidades de presença obrigatória que estão mais preocupadas em obter capital.
As avaliações realmente são uma preocupação cabível neste âmbito devido à distância que muitas vezes não deixa transparecer o interesse de certos alunos ao saberem o grau de seriedade e compromisso que regem esta modalidade a que se dedicam.
Vale à pena lembrar que tal modalidade agride de forma sutil a alguns grupos, em particular, que se incomodam com sua presença crescente e tentam combater desqualificando este precioso meio de ensino ao qual é dada a oportunidade aos menos favorecidos da sociedade.
Com menos tempo, porém muita dedicação, os alunos da EAD superam suas habilidades e demonstram suas capacidades apoiados pelos grandes mestres que com carinho os acompanha nas tutorias de plena sabedoria e calor humano.
Assim é a EAD, que carinhosamente reconheço como:
EDUCAÇÃO com DEDICAÇÃO e AMOR.

Rejuany professora disse...

Como a reportagem mostra,a EAD é vista como uma forma de educação mais fácil e com pouca credibilidade.Mas como fala o professor Zacarias Gama na referida reportagem,a EAD se executada de forma responsável e planejada possui qualidade e viabilidade.Muito importante na EAD é a avaliação,porém não é uma avaliação como a presencial,na qual o professor conhece o aluno e tem a possibilidade de avaliá-lo levando em conta sua participação nas aulas,sua atenção,seu comportamento,entre outros pontos.Na EAD,a avaliação precisa articular as ideias e a consistência teórica do aluno,desenvolvendo o seu potencial.Como aluna de um curso EAD,percebo que as avaliações precisam contemplar não a chamada "decoreba",mas sim deixar que o aluno possa expressar seus conhecimentos com suas próprias palavras,embasando suas respostas com o conteúdo teórico estudado.

Danielle Chaves disse...

A Educação a Distância é um método de ensino que permite o desenvolvimento do conhecimento em qualquer espaço e tempo, tendo em vista a utilização de ambientes interativos (fórum, chat e correio eletrônico, por exemplo), permitindo a troca de ideias com pessoas de diversas culturas, enriquecendo o conhecimento humano nas mais diversas áreas. Vejo os professores do Ensino a Distância como tutores, orientadores e mediadores, conduzindo o aluno ao saber e o aluno deve ser disciplinado e motivado para aprender e se desenvolver. A sociedade ainda tem dúvidas quanto ao aprendizado dos formados através do Ensino a Distância, por não confiar no método de avaliação e medição do conhecimento adquirido e desenvolvido pelo aluno. Porém, deve-se pensar que no Ensino Presencial também existem os maus alunos, em qualquer área do conhecimento. Porém, acredito que o Ensino Virtual estará cada vez mais presente na vida dos cidadãos e, com ética e mudança de cultura, o Ensino a Distância também será confiável e importante. Sou aluna do CEDERJ (Curso: Pedagogia - Matrícula: 20082208122 - Aluna: Danielle de Oliveira Chaves).

Raquel disse...

A modalidade de educação a distância surgiu rompendo muitas barreiras. Muitas pessoas, que não possuem uma instituição de ensino em sua cidade, ou que não têm disponibilidade de tempo para frequentar uma instituição de educação presencial, considerando a EaD como uma oportunidade, podem romper a barreira geográfica e a barreira do tempo. E por que, também, não falar da barreira financeira? Certamente. Existem muitos cursos gratuitos ou a preços simbólicos em EaD, permitindo o acesso das classes sociais menos favorecidas.
Porém, não é pelo motivo da modalidade ser a distância, que não é exigido do aluno, uma postura responsável perante os seus estudos. Muito pelo contrário, é necessário muita disciplina. Assim como, em um curso presencial, o aluno reserva uma quantidade x de horas por semana, para ir até a instituição de ensino e realizar as suas atividades, do mesmo modo, nos cursos a distância, é necessário que o aluno tenha a mesma atitude, com a diferença de que, tendo em vista a característica marcante desta modalidade de ensino, que é favorecer a autonomia do aluno, ele, então, deve procurar ser o gestor da sua aprendizagem.
Muitos alunos ainda não sabem lidar com esta autonomia. E infelizmente, na EaD, muitas vezes não há como você olhar para o aluno e perceber que ele não entendeu determinado conteúdo. É aí que entram as tecnologias e a expertise da Instituição de EaD para orientar e fornecer todos os subsídios necessários para acolher este aluno. O professor ou tutor de EaD tem que ter a postura de facilitador do conhecimento. Tem que se fazer próximo, mesmo a distância, além de colocar a serviço da aprendizagem, os recursos áudio-visuais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Mais que isso, deve buscar formas de diálogo que construam vínculos com os alunos e, junto com eles, descubram significados de valor para todo o processo de ensino-aprendizagem.
Não importa a modalidade de ensino: presencial ou a distância, a avaliação é como um bem e é parte do processo de aprendizagem. Avaliar permite refletir, replanejar e aprimorar o processo de aprendizagem, em todos os momentos deste processo, mensurando desde a participação dos alunos, crescimento de cada um, até chegar nos resultados. O avaliador deve apreciar os trabalhos realizados, as transformações que aconteceram, não só conhecimentos adquiridos, mas ações de comportamento que ocorreram. Deve valorizar a colaboração, a integração dos alunos, o engajamento, analisar os desafios enfrentados e os erros devem ser encarados como oportunidades de aprimoramento, tanto pelo aluno, quanto pelo professor.

Raquel Nunes
Aluna do Curso de Pedagogia do CEDERJ de Angra dos Reis, tutora a distância e desenhista instrucional de cursos online.

Raquel disse...

A modalidade de educação a distância surgiu rompendo muitas barreiras. Muitas pessoas, que não possuem uma instituição de ensino em sua cidade, ou que não têm disponibilidade de tempo para frequentar uma instituição de educação presencial, considerando a EaD como uma oportunidade, podem romper a barreira geográfica e a barreira do tempo. E por que, também, não falar da barreira financeira? Certamente. Existem muitos cursos gratuitos ou a preços simbólicos em EaD, permitindo o acesso das classes sociais menos favorecidas.
Porém, não é pelo motivo da modalidade ser a distância, que não é exigido do aluno, uma postura responsável perante os seus estudos. Muito pelo contrário, é necessário muita disciplina. Assim como, em um curso presencial, o aluno reserva uma quantidade x de horas por semana, para ir até a instituição de ensino e realizar as suas atividades, do mesmo modo, nos cursos a distância, é necessário que o aluno tenha a mesma atitude, com a diferença de que, tendo em vista a característica marcante desta modalidade de ensino, que é favorecer a autonomia do aluno, ele, então, deve procurar ser o gestor da sua aprendizagem.

Raquel disse...

Muitos alunos ainda não sabem lidar com esta autonomia. E infelizmente, na EaD, muitas vezes não há como você olhar para o aluno e perceber que ele não entendeu determinado conteúdo. É aí que entram as tecnologias e a expertise da Instituição de EaD para orientar e fornecer todos os subsídios necessários para acolher este aluno. O professor ou tutor de EaD tem que ter a postura de facilitador do conhecimento. Tem que se fazer próximo, mesmo a distância, além de colocar a serviço da aprendizagem, os recursos áudio-visuais e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s). Mais que isso, deve buscar formas de diálogo que construam vínculos com os alunos e, junto com eles, descubram significados de valor para todo o processo de ensino-aprendizagem.
Não importa a modalidade de ensino: presencial ou a distância, a avaliação é como um bem e é parte do processo de aprendizagem. Avaliar permite refletir, replanejar e aprimorar o processo de aprendizagem, em todos os momentos deste processo, mensurando desde a participação dos alunos, crescimento de cada um, até chegar nos resultados. O avaliador deve apreciar os trabalhos realizados, as transformações que aconteceram, não só conhecimentos adquiridos, mas ações de comportamento que ocorreram. Deve valorizar a colaboração, a integração dos alunos, o engajamento, analisar os desafios enfrentados e os erros devem ser encarados como oportunidades de aprimoramento, tanto pelo aluno, quanto pelo professor.

Raquel Nunes
Aluna do Curso de Pedagogia do CEDERJ de Angra dos Reis, tutora a distância e desenhista instrucional de cursos online.

Joana Viana disse...

Na condição de profissional da educação, considero a avaliacão o maior desafio da prática educativa. Procuro no ensino presencial promover uma avaliação processual dos alunos; que conjugue todos os dados levantados a partir de diversas avaliações de desempenho. Esta prática, no entanto, é mais trabalhosa para o professor. Na EAD a avaliação processual pode ser facilitada pela possibilidade de controle de dados que as plataformas de aprendizagem oferecem ao tutor/coordenador de disciplina. Além disso, acredito que na EAD é válido propor outros formatos de avaliação que promovam a interação dos alunos.

Adriena Casini da Silva disse...

A questão na EAD é a AUTONOMIA que o aluno possui; quando digo autonomia, não cito apenas quanto ao uso da Informática e demais mídias, mas principalmente a autonomia no estudo. O aluno que sabe como aprende melhor (seja escrevendo, recitando, debatendo em grupo), desenvolve ou já possui uma estratégia para estudar, consegue obter bons resultados na maioria das vezes. O principal agente na EAD é o aluno, sua avaliação junto à avaliação do professor colabora para que sua autonomia seja cada vez mais trabalhada. O importante na EAD é ter uma rotina assim como no ensino presencial,um tempo dedicado para estudar e também para buscar a interação se possível, por meio de grupos de discussão, MSN e fóruns (por ex.), que são alternativas para aproximar o contato entre os alunos. Estas são ferramentas que acredito serem muito importantes para que sejam trocados pontos de vista, dúvidas, e até para tornar uma turma de EAD um grupo unido, em que um possa ajudar ao outro.

Adriena Casini da Silva
Aluna do curso de Lic. em Pedagogia - UERJ do polo CEDERJ de Nova Iguaçu-5º período.(2010.2)

Jô Pinheiro disse...

Sou uma sobrevivente da ead. Terminei o Ensino Fundamental e Realizei todo o Ensino Medio nesta modalidade.
Alguns ano depois, sem fazer um pré-vestibular, cursei uma faculdade presencial (pública federal). Foram cinco longos anos, dez horas por dia dentro da faculdade, lidando com professores que me ensinavam como se estiessem me fazendo favor,porque diziam, em sua maioria, que estar ali era um privilégio. Não havia desejo de democratizar o ensino com o há, na modalidade de ead. E, é isso que me encanta, me realiza, enquanto brasileira, pois, assim, sei que muitos outros cidadãos que merecem aprender, sentirão o mesmo.
Quanto a questão da avaliação, acredito que iremos chegar ao ideal que,para mim, seria não haver mais provas presenciais, visto que, as ads, pelo menos, as do CEDERJ, têm contribuído muito mais para ampliar meu nível de conhecimento.
Abraços. Jô Pinheiro

Raquel M. Ribeiro do N. Barcelos - Nova Iguaçu disse...

O forma de educação EAD é uma maneira inteligente de qualificar quem precisa e não tem tempo para enxugar o conteúdo passado em uma instituição tradicional. Esta é a minha segunda faculdade e sei que na rede EAD o ensino é objetivo e direcionado a quem realemnte quer estudar.

ana claudia da silva alves 20082208269 disse...

Pois então, sei que em todas instituições e seus serviços tem, seus pós e contras,e assim então não poderia ser diferente coma modallidade de ensino EAD, porém, mas especificamente, o CEDERj,tenho visto o quanto é proveitoso e enriquecedor pertencer à esse tipo de modalidade,pois com a EAD, temos a "obrigação" de estudar e ter disciplina em nossos estudos,e com isso ler bastante, pesquisar, debater, enfim,noto que o comprometimento daqueles que querem realmente concluir a faculdade sabendo, é alto.
É claro que existem aqueles que não levam tão à sério ,porém mesmo assim requer desse aluno uma atenção dobrada na hora de estudar,pois como foi falado pelo professor Zacarias, é avaliado de forma contextualizada os conteúdos e matérias, se alunbo não tiver nenhuma noção do que se foi passado ele não vai conseguir atingir os objetivos propostos por aquela disciplina,e assim então,é reprovado.
Entendo que,na minha humilde opinião, estudar a distância requer uma autonomia e dicisplina, e é claro espirito investigativo,habilidades às vezes,que em uma universidade presencial não é estimulada em seus alunos.
Há preconceitos ,há,isso não podemos questionar,mas há muito mais a ser feito do que parar para ouvir e sustentar esses preconceitos.

Unknown disse...

De acordo com a matéria postada, a EAD vem crescendo em número de alunos. Porém, para que este crescimento tenha êxito em seus objetivos, se faz necessário instrumentos eficientes.
No que tange às críticas feitas à modalidade à distância, pode-se citar a desconfiança, por parte de professores e alunos da modalidade presencial, quanto a sua eficácia. Entretanto, somente conhecendo essa modalidade na prática é possível criticá-la ou aceitá-la.
Já as avaliações - seja na perspectiva objetivista, seja na pespectiva subjetivista - ocorrem tanto na EAD quanto na presencial. Sendo assim, é fundamental que os educadores "debatem" sobre o real objetivo das avaliações, isto é, se o importante é o produto ou o processo dos alunos.
Nessa entrevista à Folha Dirigida foi observado - até então eu não havia refletido sobre isso - que os professores da modalidade presencial tem uma vantagem na correção das avaliações, eles conhecem fisicamente seus alunos, o que facilita o acompanhamento do aprendizado.
Um dos equivocos por parte dos alunos que escolhem e ingressam em uma faculdade na modalidade à distância é de achar que ele à fará facilmente e que terá mais tempo para outros afazeres. Porém, EAD é para quem tem tempo!!!
A qualidade do curso depende de bons profissionais, boa instalação e "bons alunos".
Levando-se em consideração os argumentos apresentados, entende-se que a EAD, especialemtne o CEDERJ, possibilita a formação de muitas pessoas que até então não tinham condições de fazer um curso superior. Ao contrário do que muitos pensam, a educação à distância é responsável e bem planejada e, além disso, desenvolve a autonomia, a criticidade e a reflexão dos alunos.

Anônimo disse...

Boa tarde!
A EAD vem crescendo muito e isto é muito bom, pois dá oportunidade a muitas pessoas de se graduarem. Acredito que deva ter um maior controle sim, pois muitos cursos são realizados de maneira precária, principalmente os da rede particular, e isso é ruim para a imagem dos cursos a distância, mas isso não acontece somente nesta modalidade de ensino, alguns cursos presenciais também são péssimos, o que precisa é de uma fiscalização mais rigorosa pelo MEC.
Sou formada em Pedagogia das Séries Iniciais pelo sistema CEDERJ e não me arrependo. Achei o curso muito mais rigoroso do que os cursos presenciais particulares na cidade onde moro, a UERJ "cobra" muito mais de nós, acredito que seja pelos motivos que o sr. descreveu na entrevista, os professores não nos veem e precisam nos avaliar, mas isso foi bom para mim, pois antes mesmo de terminar meu curso, passei em um concurso público e ocupei uma das primeiras vagas. Somente uma coisa me deixou entristecida, pois nós alunos do Cederj só tinhamos a escolha da Pedagogia das Séries Iniciais e mesmo sendo mais capacitados, ficamos limitados as Séries Iniciais, este foi o motivo de ter feito novamente o vestibular e reingressado neste curso.
Espero também cursar uma Pós graduação nesta modalidade, que para mim, não perde para os cursos presenciais, aliás, só ganha, pois o aluno desenvolve sua autonomia e constroi seu proprio conhecimento. Engano dos que pensam que é fácil, pois não é, o aluno precisa "fazer" o seu horário de estudos, mas não é impossivel, e é muito gratificante ver o próprio crescimento.
Um grande abraço.
Marcia Rosane Martins.

Anônimo disse...

Boa tarde!
Mais uma vez estou aqui, é porque esqueci de me identificar, meu nome è Marcia Rosane de Sá Martins, sou aluna de CEDERJ, minha matricula é 10112080226, estou inscrita na disciplina Avaliação da Aprendizagem.
Obrigada.

Sid Sideral disse...

Olá Professor sou seu aluno do Cederj na disciplina Av.da Aprendiz.Penso que assim como o advento da internet a EAD é um marco na aprendizagem mundial. Juntam-se a tecnologia instantanea, a capacidade intelectual de vcs nossos grandes mestres e tutores de nos guiar pelo melhor caminho e se eliminam barreiras como a distancia e o custo financeiro de ter que estar todos os dias e uma sala de aula, não que a experiência de se estar juntos, trocando idéias seja ruim, mais isso hj pode se dar também virtualmente. Há que se ter Muita disciplina para fazer um curso a distancia e levar a sério a sua formação, pois mesmo que uma pessoa consiga o diploma o mercado de trabalho, os concursos públicos super concorridos serão os balizadores do sucesso profissional. Tenho acompnahdos seus textos e o que vc tem públicado no blog. Parabéns pela iniciativa. Sidiclei da Costa Soares - estudante de Pedagogia - Cederj - Petropolis.

Tia Tutty disse...

O EAD foi a forma que encontrei de retornar aos meus estudos após alguns anos, ao mesmo tempo em que tenho a oportunidade de adquirir novos conhecimentos e me qualificar como profissional, adquirindo o ensino superior. Embora muitos pensem que por ser EAD torna-se fácil concluir o ensino superior, pelo contrário, o EAD requer muita disciplina e dedicação para a assimilação dos conteúdos das disciplinas propostas, muito mais até que na instituição de modalidade presencial, pois, apesar de haver recursos de tutoria, na maior parte do tempo o aluno está apenas acompanhado de sua força de vontade.
Alline da Rocha Machado

Marcia Vieira da Silva - 20082208289- Pólo Maracanã disse...

Através da entrevista e do que já li e ouvi sobre EAD ainda há um pouco de preconceito e isto é gerado muitas vezes pela forma de avaliação, a qualificação dos profissionais na verdade a credibilidade dos cursos ministrados a distância.
Como aluna da EAD CEDERJ, pólo Marcanã vejo este local sendo um exemplo positivo desta modalidade de ensino, pois encontra-se dentro de uma Universidade e quando vamos ao pólo temos contato com ambiente universitário e temos acesso a alguns eventos acadêmicos.
Quanto a avaliação nos cursos do CEDERJ as considero satisfatória, pois em sua maioria as questões quanto a distância ou presencial requer que o estudante tenha domínio do assunto para dissrtar sobre o assunto. Pois as questões são discurssivas.Marcia Vieira da Silva matrícula 20082208289 Pólo Maracanã.

Patricia Quilelli disse...

Muito esclarecedora a entrevista. Acredito que a fiscalização nos cursos EAD deva ser intensificada, de modo a garantir a qualidade da educação brasileira. É inegável o apoio que a EAD vem oferecendo aos professores que atuam no magistério e não possuem graduação superior. Desta forma capacita-se o profissional que já está inserido no mercado, aumentando a qualidade do seu trabalho o que é refletido diretamente no aprendizado dos alunos. Desta forma, todos saem ganhando e cumpre-se a risca a determinação da LDB (que passa a exigir tal formação).
A descentralização (interiorização) do ensino superior garante mais cidadania aos jovens e adultos, pois estes tem a oportunidade de frequentar a universidade, mesmo que à distância, sem a necessidade da pendulação ou mesmo a mudança para os grandes centros.
Cabe ainda investirmos fortemente na capacitação de tutores para esta modalidade, assim como fomentar a criação de projetos que garantam o acesso dos cidadãos à internet de banda larga, pois isto, conforme a entrevista, pode contribuir para a redução da evasão.
Os pólos também devem ser fiscalizados, pois a qualidade da educação não pode se basear apenas nos tutores, no material didático e nas avaliações. Há de se criar condições de estudo como bibliotecas com número determinado de exemplares, com assinaturas de periódicos; laboratórios de infrmática com acesso a internet de banda larga, com computadores em bom estado e sogtwares modernos. Salas de estudos devem ser oderecidas, com mesas e cadeiras, além de ambiente silencioso e agradável para estudo. Se possível, pode-se criar salas de estudos individuais onde possam se reunir grupos de debates sem atrapalhar os demais alunos que estudam. Auditório, pinacoteca, e secretaria bem organizada podem fazer a diferença e auxiliar o aluno a se adaptar à esta modalidade de ensino.
Por fim, com todo este trabalho, devemos derrubar o muro do preconceito que há frente à EAd.

sonhos e idéias disse...

O modelo de EAD vem trazendo a tona várias discursões e desconfiança sobre a credibilidade dos cursos, muitos acham que é mais facil,porém nao sabem que tem que levar a sério comoi se fosse um curso presencial, as vezes até mais dificil ainda pois o alunotem que aprender a ser disciplinado para estudar, pesquisar etc..as unidades de ensino na modalida EAD tem que estarem atentas as avaliaçãoes que é o ponto chave na a EAD. Infelismente com o crescimento da EAD, as instituições de ensino sem nenhuma qualificação em ministrar o ensino superior também vem crescendo desordenadamente.

Pritissi disse...

A matéria é muito rica e incentivadora para nós estudantes de EAD, é importante essa noção dos pontos positivos e negativs de uma Educação a Distância, pelo fato, de nós alunos avaliarmos a Instituição e buscarmos melhorias, da mesma forma que somos avaliados na busca de resultados. É com satisfação que sou aluna do CEDERJ (Nova Friburgo), acredito nos profissionais que aqui trabalham e em suas competências. É notório que para muitos a EAD ainda gera uma dose de preconceit, visto que no próprio Pólo de Nova Friburgo a maioria dos alunos pertencem as cidades vizinhas, os próprios friburguenses não valorizam essa oportunidade. "Executada de forma responsável e panejada"(Zacarias Gama), uma ferramenta que possibilita o ingresso ao ensino superior, certamente possui seus entraves, como a falta de recursos tecnológicos, as deficiências e carências ao utilizar os recursos. Neste sentido espera-se uma atitude pró-ativa do aluno, aquele que traça seus objetivos, planeja seus estudos e visa um desenvolvimento pessoal.

Anônimo disse...

Os cursos a distância vem crescendo em número de alunos e cursos, pois é uma modalidade de ensino que oferece oportunidade de atualização, utimizando o tempo dos seu adeptos com muita qualidade.
Sou uma em muitas alunas do CEDERJ que aderiu a esta modalidade estando, a cada semestre mais satisfeita e realizada por esta escolha.
O material do curso é de grande qualidade, porém considero que as avaliação de algumas disciplinas previlegiam excessivamente o ato de medir, não com o objetivo de classificar, mas com o propósito de verificar se os conceitos foram “decorados”, não desenvolvendo o propósito primeiro do ensino que é a reciclagem ou até mesmo a aquisição de novos conhecimentos de forma ativa e participativa.
Com o curso do EAD me sinto, a cada semestre mais preparada e motivada a ingressar nesta nova carreira que escolhi e tenho certeza que serei uma pedagoga bem preparada para ajudar meus alunos.

leticia mendes monteiro de barros
curso de pedagogia - maracanã
20091208032

ozimartavares disse...

A EAD ainde é alvo de preconceitos devidos a experiências anteriores, com recursos tecnológicos limitados e qualidade duvidosa. Atualmente com a evolução e o surgimento de novas tecnologias e a devida profissionalização e a seriedade por parte de alguns abnegados, pode-se observar casos exitosos e ações questionávies nesta modalidade de ensino. Destaco que a EAD, tem os mesmos vícios e virtudes da modalidade presencial.
A EAD passa por um crescimento vertiginoso o que evidencia que esta é mais uma opção de ensino principalmente para o aluno que não dispõe de tempo para frequentar aulas presenciais, devido aos compromissos profissionais.
Na ebtrevista podemos observar que o foco da atenção dos profissionais de ensino deve estar direcionado para a avaliação com vistas a qualidade da aprendizagem. Mas também não se deve esquecer o conteúdo e os recursos disponíveis na transmissão destes mesmos conteúdos para os alunos.
Existem problemas que são o reflexo da modalidade presencial. Deve-se tormar as devidas precauções para que sejam detetadas e eliminadas. A vantagem reside que tudo que é feito na EAD fica registrado. Outro fato que tem provocado equívocos é a facilidade da aprovação do aluno a qualquer modo no ingresso do curso. Mas não sabe este aluno que a EAD vai provocar demandas, leia-se, horas de estudo, pesquisa, trabalhos acadêmicos, avaliações sejam a distância ou presenciais.
A outra ponta, focaliza-se no ambiente em que se dá o suporte presencial ao aluno. No caso do CEDERJ observamos uma ambiência
acadêmica, onde alguns pólos de apoio presencial, estão instalados em um campus universitário. Com todos os recursos disponíveis da universidade consorciada, propiciando ao aluno um ensino de qualidade enriquecendo o currículo, e permitindo que este aluno não precise se deslocar da cidade de seu domicílio.

Educação infantil em ação! disse...

A educação à distância anda vencendo todos os obstáculos que estavam aparecendo no que diz respeito a essa modalidade, mas ainda tem muito o que superar, pois ainda existe muito preconceito em relação a esse tipo de ensino, e muitas das vezes com alguma razão. Falando a respeito do CEDERJ, que é o ensino à distância que eu conheço de perto, eu no começo antes de conhecer como era passado de avaliação ,mas fiquei um pouco desconfiada e preocupada com o que eu estaria a aprender e se isso valeria realmenete como um curso superior reconhecido pelo MEC, mas ao longo dessa minha jornada percebo que realmente o CEDERJ é uma intituição que se preocupa realmente com seus alunos e como lidar com variadas situações. Como pude ler nesse texto e já outras coisas a respeito desse tipo de modalidade, percebo que muitas pessoas ainda levam como se fosse uma coisa muito fácil e que não precisa ser dada muita atenção e nem precisa de muito esforço , pelo contrário você precisa ser muito disciplinado e realmente disposto a estudar, porque em um curso presencial você faz uma avaliação , se for mal o professor pode até considerar pois sabe do seu esforço, já no curso à distância não tem esse tipo de coisa, pois o professor que corrige a prova não te conhece, ele apenas avalia os seus conhecimentos daquele momento, desconsiderando nervosismo ou qualquer outro tipo de problema que você esteja passando. É, realmente a educação à distância está cada dia mais conquistando os corações dos jovens estudantes que algum dia sonharam em estar em uma faculdade, e com a certeza que fiz uma escolha certa eu digo que em nenhum momento até a seguinte data não tive nenhum tipo de problema em relação a esse curso e aposto muito e indico esse curso a todos que desejam ingressar em uma faculdade.

Educação infantil em ação! disse...

A educação à distância anda vencendo todos os obstáculos que estavam aparecendo no que diz respeito a essa modalidade, mas ainda tem muito que superar, pois ainda existe muito preconceito em relação a esse tipo de ensino, e muitas das vezes com alguma razão. Falando a respeito do CEDERJ, que é o ensino à distância que eu conheço de perto, eu no começo antes de conhecer como era passado de avaliação,mas fiquei um pouco desconfiada e preocupada com o que eu estaria a aprender e se isso valeria realmente como um curso superior reconhecido pelo MEC, mas ao longo dessa minha jornada percebo que realmente o CEDERJ é uma instituição que se preocupa realmente com seus alunos e como lidar com variadas situações. Como pude ler nesse texto e já outras coisas a respeito desse tipo de modalidade, percebem que muitas pessoas ainda levam como se fosse uma coisa muito fácil e que não precisa ser dada muita atenção e nem precisa de muito esforço , pelo contrário você precisa ser muito disciplinado e realmente disposto a estudar, porque em um curso presencial você faz uma avaliação, se for mal o professor pode até considerar pois sabe do seu esforço, já no curso à distância não tem esse tipo de coisa, pois o professor que corrige a prova não te conhece, ele apenas avalia os seus conhecimentos daquele momento, desconsiderando nervosismo ou qualquer outro tipo de problema que você esteja passando. É, realmente a educação à distância está cada dia mais conquistando os corações dos jovens estudantes que algum dia sonharam em estar em uma faculdade, e com a certeza que fiz uma escolha certa eu digo que em nenhum momento até a seguinte data não tive nenhum tipo de problema em relação a esse curso e aposto muito e indico esse curso a todos que desejam ingressar em uma faculdade.

Anônimo disse...

Prezado Professor Zacarias Gama.
Saudações !
Meu nome é Sergio Soares, sou aluno do CEDERJ Petrópolis, no curso de Licenciatura em Pedagogia,e em atendimento a disciplina Avaliação da Aprendizagem visitei o seu SITE.
Gostei muito da reportagem dada ao jornal Folha Dirigida sobre a Educação a Distância, e de todo o SITE também.Parabens pelo excelente trabalho !
Para mim em particular tem sido uma grande oportunidade de estudar através de EAD...
Jane minha esposa e eu,Sergio, voltamos para o Brasil em 2006, e depois de muito me preparar consegui ser aprovado em 2008 no CEDERJ.Jane cursa Tecnologia em Gestão de Turismo, no CEFET ( contemplada com uma bolsa Federal ) e também está na reta final de Pedagogia, na faculdade Estácio de Sá ( só não terminou ainda porque falta o dinheiro ... ).Nosso filhino Kevin Christian já está no segundo ano do Ensino Fundamental, ele tem 8 anos de idade...
Considero a Educação a Distância uma revolução, uma alternativa realmente muito eficaz e moderna de Educação.
Felizmente as coisas mudaram, e não precisamos passar por toda a luta que minhas conhecidas passavam tendo que mensalmente irem em outro país buscar as fitas de vídeo para poderem estudar !
Depois de doarmos 10 anos de nossas vidas ( 1996 -2006 ) como missionários Cristãos na África, nos sentimos realizados de ajudarmos aos mais pobres, termos feito caridade, evangelizado. Mas, como AfroBrasileiros humildes, sem recursos para custearmos nossos estudos, oramos ao Senhor que nos socorresse e nos colocasse novamente no mercado de trabalho. Como fazê-lo tendo apenas um Seminário Livre e o Ensino Médio ?
Creio que Deus ouviu nosso clamor por socorro, e nossos irmãos da Igreja foram legais conosco em nos deslocarem para uma Paróquia aqui perto de casa onde continuamos sendo missionários e trabalhamos, e ainda temos tempo de estudar : Quando minha esposa Jane vai para suas Faculdades Presenciais, eu fico em casa estudando no computador e cuidando da casa e do Kevin. Quando eu vou para as Tutorias do CEDERJ ( principalmente as de sábado ), Jane assume as atividades domésticas. Ou seja, se não fosse o Milagre da EAD e do CEDERJ, eu não teria nem recursos financeiros, nem tempo de frequentar uma Faculdade Presencial.
Estudar hoje é nosso estilo de vida, e profissionalmente queremos crescer também até ao infinito. Kevin costuma dizer que quando crescer será Pastor, Fazendeiro, Médico e Presidente da República, eu respondo-lhe que Deus tem muito mais pra ele do que apenas isto, basta que ele estude e se esforce !
Jane, que antes era funcionária da antiga FESP ( Fundação Escola de Serviços Públicos ) em Botafogo - RJ, está animada para ser aprovada em algum concurso público Federal.Eu eu a animo,para que ela se dedique bastante e seja uma vencedora também !
Ela também me anima muito, e é minha tutora em casa quando tenho alguma dificuldade com as matérias... Costumo brincar com ela que meus alvos e Slogam é : " Pastor - Pedagogo. Missionário - Empresário."
Sei que os professores ganham pouco, e que o Magistério enfrenta muitas dificuldades. Mas, queremos superar todas as barreiras e darmos nossa contribuição para melhorar o mundo. E, nada melhor que como um professor ( a ), em sala de aula, não apenas ensinarmos conteúdos, mas impactarmos esta nova geração com nosso exemplo e dedicação.
Portanto, agarro com unha e dentes esta oportunidade de estudar a distância, e agradeço ao senhor, professor Zacarias, e a todos que fazem este milagre digital ser uma realidade em nossas vidas !


Um forte abraço,
Sergio Soares
20082208322
Lic. Pedagogia
Petrópolis - RJ
sergiosped@yahoo.com.br

Sergio Soares disse...

Professor Zacarias.
Meu nome é Sergio Soares, sou aluno do CEDERJ em Petrópolis,Lic. Pedagogia, e gostei muito de sua entrevista, e do seu SITE. Parabéns !
Considero também a Educação a Distância de grande relevância nos dias atuais.
Sergio Soares

TATIANE CABRAL DA SILVA DOS SANTOS disse...

SOU ALUNA DO CEDERJ E PARA MIM TEM SIDO UMA EXPERIÊNCIA ENRIQUECEDORA. CONSIGO GERENCIAR MEU TEMPO E COMO TENHO QUE SER "MEU PRÓPRIO PROFESSOR" ACABO GANHANDO UMA AUTONOMIA MAIOR EM MEU APRENDIZADO. PENSO QUE SE NÃO EXISTISSE A EAD, JAMAIS CONSEGUERIA CURSAR NÍVEL SUPERIOR, PRINCIPALMENTE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. PORÉM TEM OUTRO LADO DA MOEDA, INSTITUIÇÕES PARTICULARES DE PÉSSIMA QUALIDADE QUE PARA DRIBLAR AS PEQUISAS ACABAM FACILITANDO EM SUAS AVALIAÇÕES. DE MANEIRA GERAL A EAD TEM FACILITADO MUITO A VIDA DE TRABALHADORES QUE COMO EU NUNCA TERIA TEMPO NEM DINEHEIRO PARA ESTUDAR.

TATIANE CABRAL DA SILVA DOS SANTOS disse...

SOU ALUNA DO CEDERJ E PENSO QUE SE NÃO FOSSE A EAD FICARIA DIFÍCIL CURSAR NÍVEL SUPERIOR PRINCIPALMENTE EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. NESSA MODALIDADE DE ENSINO POSSO GERENCIAR MEU TEMPO E COMO TENHO QUE SER "MEU PRÓPRIO PROFESSOR" ACABO GANHANDO UMA AUTONOMIA MAIOR EM MEU APRENDIZADO.

ERICA DA SILVA disse...

O texto é bastante esclarecedor, pois,realmente há ainda dúvidas sobre a qualidade deste modo de ensino e as avaliações com certeza são bastantes questionadas,porém sou aluna e sei o quanto somos cobrados.Que as unidades que trabalham com clareza e responsabilidade sejam realmente reconhecidas e o CEDERJ com certeza é uma delas. ERICA DA SILVA- PÓLO PETRÓPOLIS - LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

Celly disse...

A EAD trouxe grandes oportunidades para nós que não queremos sair da nossa cidade para fazer uma faculdade, para as pessoas que antes não tinham oportunidade de fazer uma graduação, talvez porque tenham família, filhos, e também para aqueles que trabalham. Aqueles que pensam que fazer uma faculdade à distância é fácil estão muito enganados, muito pelo contrário, às vezes é até mais difícil do que uma presencial, pois não mergulhamos naquele mundo universitário totalmente. Para realizar as avaliações que são muito boas, temos que estudar muito, falo isso porque eu já estudo no CEDERJ/ANGRA à dois anos e meio e o nível das provas é elevadíssimo. Sou super à favor da EAD, pois ela é de qualidade para quem se empenha, além disso ela incorpora as novas tecnologias nas suas avaliações, o que nos integra e prepara para utilizá-las na sociedade.

Anônimo disse...

A EAD tem por objetivo principal trazer ao indivíduo sua dignidade que outrora se havia perdido.
Construir uma nova visão do ensino superior é sem dúvida pensar nas ferramntas de informação que nos são apresentadas e, a internete tem apresentado um papel importante para o crescimento de jovens e edultos que desejam obter seu espaço na sociedade.

Aline Francisconi Tertuliano Fontes, aluna do curso de Pedagogia da UERJ pelo pólo do CEDERJ, em São Pedro da Aldeia.

Anônimo disse...

A EAD vem, ao longo do tempo, tendo avanços significativos e isso faz com que mais pessoas passem a confiar na qualidade desta modalidade de ensino. Este fato, aliado aos avanços tecnológicos e de novas técnicas pedagógicas que estão sendo desenvolvidas e aplicadas na educação à distância, vêm proporcionando que mais pessoas consigam ter um ensino (superior, profissionalizante, EJA e outros) sem sair de sua cidade e o mais importante, obtendo uma educação de excelência.
Contudo, apesar da constante evolução da EAD, esta ainda sofre muito preconceito, pois muitas pessoas (sobretudo aquelas que criticam sem conhecê-la) acham que é mais fácil estudar à distância e que o ensino é menos qualificado que o presencial, ou seja, elas acreditam que a EAD não teria condições de levar o aluno a atingir plenamente o objetivo de aquisição de conhecimento.

Adrihelle Teixeira Ventura: Aluna do Cederj Pólo Paracambi

Anônimo disse...

Boa tarde,
Sou discente do curso de Licenciatura em Pedagogia e estou no 5º período. Penso que é incontestável a importância da EAD para a formação e capacitação do povo aqui no Brasil, que desde o tempo da colonização a educação foi restrita apenas a classe mais favorecida econômica e socialmente. Sim alguns ajustes são necessários, porque alguns pensam em EAD como um atalho para obter um diploma. Mas aqueles que realmente buscam uma formação de qualidade, se esforçam, desdobrando-se entre a geração de recursos para manter-se, vida familiar, social e a busca de aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Necessário é a exigência por parte das instituições em relação a dedicação e disciplina dos discentes, e isso inclui as avaliações. Claro que estas não devem ser mecanizadas, mas devem identificar, o melhor possível, o nível de apreensão da disciplina por parte dos discentes.

Marli Soares de Souza Lima disse...

Sou professora alfabetizadora e não tinha cursado pedagogia ainda. Moro em um ocal de difícil aceso e pra mim foi uma grande oportunidade a EAD oferecida pelo Cederj no Pólo Resende. Trabalho de manhã e estudo toda tarde com minha colega e levando o curso assim a sério me sinto sendo realmente formada com qualidade. Sobre as avaliações, até agora o tipo de avaliação que recebemos não deixa margem para copiar colar da internet. Nossas questões são geralmente profundas e exige estudo e reflexão. Temos bons tutores e oportunidades de discussão através de fóruns. Estou satisfeita e creio que merecerei meu diploma. Os estudos já me auxiliam em minha prática diária.Acho que a EAD representa um grande avanço na História da Educação Universitária em nosso país.
gerando muitas oportunidades para nós trabalhadores que não podemos frequentar uma Presencial.

Viviane Paula disse...

É de grande valor esclarecer certos mitos que se dao a EAD,não temos a aprovaçao de todos e muitos questionam nós alunos que nos esforçamos ao máximo como qualquer estudande de uma faculdade.Infelizmente a EAD não está bem clara para todos ,nos tirando muito a oportunidade de emprego .Mais os avansos estão aí,evolui quem quer ,temos que aproveitar a opotunidade de educaçao em todos os meios em que ela se encontra ,não desmerecendo nenhum método ou aluno que está interessando em aprender.
Viviane Paula
Polo de Angra dos Reis
CEDERJ

Refletindo / Educação disse...

Acredito na EAD como uma modalidade de ensino de qualidade, desde que administrada por instituições sérias, como o Cederj, que mantem convênio com renomadas Universidades.

No que se refere à entrevista, concordo com o professor Zacarias Gama, quando responde que o aluno está equivocado ao pensar que na modalidade EAD, tudo será mais fácil, pois ele não tem noção das demandas que a EAD vai gerar.

A facilidade está na flexibilidade de horário, no não deslocamento diário e as ferramentas disponíveis na plataforma. Fora isso, a EAD requer do aluno um comprometimento , em que ele deverá cumprir o cronograma das atividades, capacitando-se para obter resultados positivos nas avaliações presenciais.

Refletindo / Educação disse...

Acredito na EAD como uma modalidade de ensino de qualidade, desde que administrada por instituições sérias, como o Cederj, que mantem convênio com renomadas Universidades.

No que se refere à entrevista, concordo com o professor Zacarias Gama, quando responde que o aluno está equivocado ao pensar que na modalidade EAD, tudo será mais fácil, pois ele não tem noção das demandas que a EAD vai gerar.

A facilidade está na flexibilidade de horário, no não deslocamento diário e as ferramentas disponíveis na plataforma. Fora isso, a EAD requer do aluno um comprometimento , em que ele deverá cumprir o cronograma das atividades, capacitando-se para obter resultados positivos nas avaliações presenciais.

Refletindo / Educação disse...

Acredito na EAD como uma modalidade de ensino de qualidade, desde que administrada por instituições sérias, como o Cederj, que mantem convênio com renomadas Universidades.

No que se refere à entrevista, concordo com o professor Zacarias Gama, quando responde que o aluno está equivocado ao pensar que na modalidade EAD, tudo será mais fácil, pois ele não tem noção das demandas que a EAD vai gerar.

A facilidade está na flexibilidade de horário, no não deslocamento diário e as ferramentas disponíveis na plataforma. Fora isso, a EAD requer do aluno um comprometimento , em que ele deverá cumprir o cronograma das atividades, capacitando-se para obter resultados positivos nas avaliações presenciais.

Rohemeducao disse...

A alfabetização digital é o grande entrave para a educação a distância. Acredito que, devido a nossa cultura tradicional de educação e as diversas barreiras em enfrentar o "novo", tanto os docentes e discentes têm dificuldades em acompanhar a informática educativa como uma modalidade de ensino. Porém, políticas públicas estão sendo implementadas para que esse quadro mude, uma vez que, a tendência é que as novas gerações já tenham acessibilidade no manuseio com mais desenvoltura e com uma maior aceitação na aquisição dos conhecimentos por parte das mídias. É um processo longo, mas sem volta! Afinal, o homem tende a perfeição e desde os primórdios da humanidade, a capacidade de adaptação supera os entraves... A educação a distãncia é uma realidade e como tal, veio para agregar o ensino como uma nova ferramenta, não desmerecendo os conteúdos sistematizados onde a escrita e a leitura se fazem necessárias no sentido de adquirir o senso crítico do mundo atual. Assim, hoje o letramento se faz abrangente para que os verdadeiros alfabetizados acompanhem a globalização digital com mais sabedoria!
Aluisio Pires Plácido Mat:20051203003
Pólo Cederj São Pedro da Aldeia
5º período - Pedagogia (Séries Iniciais)

Nanda Miranda disse...

Meu nome é Fernanda Miranda Machado dos Santos,moro em Nova Friburgo e sou uma defensora de um processo avaliativo construtivo e reflexivo, onde a avaliação não se resuma no ato de responder questionários e sim que redimensione a prática educativa.Me identifiquei bastante com leitura da entrevista pois, por muitas vezes, me senti distante e senti falta de um professor por perto para avaliar a construção do conhecimento, mas acredito que a modalidade EAD pode lançar mão de excelentes instrumentos avaliativos que possam envolver o educando e avaliá-lo de forma consistente.

Fernanda Miranda disse...

Meu nome é Fernanda Miranda Machado dos Santos,moro em Nova Friburgo e sou uma defensora de um processo avaliativo construtivo e reflexivo, onde a avaliação não se resuma no ato de responder questionários e sim que redimensione a prática educativa.Me identifiquei bastante com leitura da entrevista pois, por muitas vezes, me senti distante e senti falta de um professor por perto para avaliar a construção do conhecimento, mas acredito que a modalidade EAD pode lançar mão de excelentes instrumentos avaliativos que possam envolver o educando e avaliá-lo de forma consistente.

Márcia Helena Nogueira disse...

Sou aluna do Curso de Pedagogia do CEDERJ, no polo Maracanã.
Vejo que a modalidade EaD vem crescendo e se especializando a cada dia. É uma pena que nem todas as disciplinas - na verdade, a minoria absoluta dessas disciplinas - tenham essa clareza da importância da metodologia e dos instrumentos utilizados para a avaliação dos estudantes de graduação.
Há ainda um longo caminho a percorrer, mas fico feliz e esperançosa quando me deparo com o conteúdo de algumas disciplinas como a que o senhor coordena e com a forma como são elaborados alguns instrumentos de avaliação como esse que completo nesse instante.

Abraços,
Márcia Helena Esteves de Sá Nogueira
Polo: Maracanã
Matrícula:20082208015

Anônimo disse...

A EAD tem por objetivo principal resgatar a dignidade de indivíduo dentro do contexto social.
Esta visão do professor Zacarias, nos faz ver que a distância só aproxima o universo acadêmico do cidadão que deseja obter uma formação profissional, de nível superior.
O ensino via web e, livro didáticos cedidos pela faculdade a distância, permite ao aluno um maior comprometimento com seu futuro, pois é ele quem faz seus horários e, determina como estudar.
Logo o ensino da EAD, esta muito longe de ser distante.
Aline Francisconi Tertuliano Fontes; 20082208290; São Pedro da Aldeia; curso de Pedagogia.

Anônimo disse...

A Educação a distancia é realmente uma oportunidade para os menos privilegiados, de tempo,etc. As avaliações e os tempos de formação das instituições públicas é que são muito extensos em referencia as instituições privadas. Sei que na pública o aluno sai melhor preparado que os demais, nos cursos a distancia, porém as avaliações, que nos obrigam a decorar grandes quantidades de textos e vários livros é que obrigam muitos alunos a desistires e abandonarem seus cursos.
As avaliações são muito extensas, que poderia ser revisto.

Neide Valente Moraes
CEDERJ Angra dos Reis
Mat. 20082208217

Elisana disse...

A EAD foi para mim uma oportunidade para fazer um curso de nível superior, pois um curso presencial seria muito difícil de fazer, pois o valor a pagar é alto os materiais didáticos também são de valores excessivos, e os horários complicados devido ao trabalho. Apesar de muitas pessoas ainda não acreditarem na Educação a distancia e falarem que é fácil, posso dizer que não é fácil e com qualquer estudo presencial e até mais difícil, pois não há um professor que explique tudo que está nos materiais didáticos aqui temos um tutor para tirar as nossas duvidas e as horas de estudos quem faz somos nós, então temos que ter a consciência que precisamos sentar um pouco cada dia para ler nossos materiais. As avaliações, não são fáceis temos que nos basear nos livros e às vezes pesquisar um pouco mais, para podermos ter parâmetros para fazer nossos trabalhos e avaliações presencias. Já conversei com pessoas que já fizeram faculdades particulares no mesmo curso que eu (Pedagogia) e ao ver os materiais didáticos me falam que o meu curso é muito difícil, pois tem muito conteúdo e assunto que já estudei no 4º período, ela só viram quase no final do curso. Então não tenho duvidas que estou no caminho certo e espero que mais pessoas ingressem num curso a distancia, pois há muitas oportunidades os esperando, nessa modalidade de estudo o que temos que ter é apenas uma grande vontade de aprender.

Elisana disse...

A EAD foi para mim uma oportunidade para fazer um curso de nível superior, pois um curso presencial seria muito difícil de fazer, pois o valor a pagar é alto os materiais didáticos também são de valores excessivos, e os horários complicados devido ao trabalho. Apesar de muitas pessoas ainda não acreditarem na Educação a distancia e falarem que é fácil, posso dizer que não é fácil e com qualquer estudo presencial e até mais difícil, pois não há um professor que explique tudo que está nos materiais didáticos aqui temos um tutor para tirar as nossas duvidas e as horas de estudos quem faz somos nós, então temos que ter a consciência que precisamos sentar um pouco cada dia para ler nossos materiais. As avaliações, não são fáceis temos que nos basear nos livros e às vezes pesquisar um pouco mais, para podermos ter parâmetros para fazer nossos trabalhos e avaliações presencias. Já conversei com pessoas que já fizeram faculdades particulares no mesmo curso que eu (Pedagogia) e ao ver os materiais didáticos me falam que o meu curso é muito difícil, pois tem muito conteúdo e assunto que já estudei no 4º período, ela só viram quase no final do curso. Então não tenho duvidas que estou no caminho certo e espero que mais pessoas ingressem num curso a distancia, pois há muitas oportunidades os esperando, nessa modalidade de estudo o que temos que ter é apenas uma grande vontade de aprender.

Lidiane CEDERJ disse...

Podemos considerar a EAD como uma modalidade de ensino que vem despertando o interesse e a procura de milhares de pessoas pela democratização do acesso, pela maior flexibilidade de horários e outros benefícios.
Concordo com o professor Zacarias Gama referindo-se que tal proposta apresenta critérios semelhantes aos dos cursos presenciais,porém,exige do aluno maior perseverança, autonomia e comprometimento na realização das atividades propostas.
Como aluna do CEDERJ, ressalto que estou obtendo uma educação de excelência, principalmente no que diz respeito à aquisição de conhecimento.

isabel disse...

É de muita importância essa discussão a respeito da EAD, o ensino a distancia é uma modalidade que apesar de estar muito presente em nossas vidas, ainda causa muito preconceito. Algumas pessoas não acreditam nesta modalidade de ensino, achando que os alunos não são suficientemente capacitados após concluírem o EAD. O que importa na verdade é o desempenho dos alunos que estão estudando, não importa em que modalidade, se é presencial ou à distância, o que capacita cada estudante é a sua disposição e organização para estudar. O ensino a distancia facilitou a vida daqueles que queriam estudar em uma universidade pública e não tiveram como, por causa do difícil acesso a universidade ou até mesmo por falta de tempo para realizar um ensino presencial. O ensino a distancia requer do aluno mais disciplina e organização para estudar, pois ele precisa organizar sozinho o sue tempo de estudo tornando-o um cidadão responsável e consciente dos seus deveres, com certeza formando um profissional competente.

Unknown disse...

A modalidade de EAD foi uma das melhores coisas a serem feita, esta opção nos ajuda a ter disponibilidade para a família porque enfrentar uma sala de aula todos os dias depois de um dia de trabalho complica muito como no meu caso que sou mãe tenho uma família para cuidar e trabalho em casa como manicure esse curso é a melhor maneira para eu conseguir fazer uma faculdade estou muito satisfeita com o meu curso.

Unknown disse...

Olá,sou aluna do Cederj no pólo de Paracambi.Vejo a EAD como uma grande oportunidade para avançar em meus estudos,pois trabalho o dia inteiro e não tinha tempo para cursar uma faculdade presencial.A EAD acaba tendo essa finalidade,a de incluir os trabalhadores na formação acadêmica,dando ao aluno,como o próprio Zacarias Gama afirmou,liberdade e autonomia para o mesmo estudar e construir sua aprendizagem.

Ariane de Carvalho Flôres Maia disse...

A EAD é mais uma modalidade de ensino, que como tantas outras, tem instituições sérias que prezam a educação de qualidade e outras que nem tanto, mas sem dúvida eu como aluna de Cederj posso garantir a excelência em qualidade de ensino pregada por esse instituição, sem duvida a EAD é uma modalidade de ensino que exige muito compromisso do aluno para que as matérias não se acumulem, sem esquecer que a EAD não é algo totalmente a distância, sempre temos meio de nos comunicarmos com os tutores para que nossas duvidas sejam esclarecidas e eu como mãe posso garantir que este é o único jeito que tenho para continuar meus estudos no momento, por isso só tenho a agradecer a EAD.

Luciana Porto disse...

A Educação à Distância tem conquistado muito espaço.É uma saída para suprir a demanda de formação superior que o nosso país apresenta.Portanto, é imprescindível que haja acompanhamentos, supervisionamentos, fiscalizações aos cursos, para não acontecer uma expansão sem qualidade, como foi muito bem colocado na entrevista. E para os estudantes, só resta ENORME DESEMPENHO. Luciana Porto, Angra dos Reis.

PAS disse...

A educação à distância (EAD) é um processo de ensino sistemático e organizado, onde alunos e professores interagem de lugares distintos, ou não.
A EAD se proliferou muito nos últimos anos, devido realmente promover a formação das pessoas distantes das Universidades. Além de atender a finalidade da Educação segundo a LDB, aplicando a igualdade de direitos, liberdade, gratuidade e qualidade do ensino público.
Hoje esse modelo tornou-se uma opção de modalidade de ensino com grande qualidade, onde forma cidadãos autônomos, éticos, responsáveis, organizados, críticos, solidários, ativos, interessados, “tecnológicos”, criativos e estudiosos. Estudiosos porque os alunos da EAD estudam muito, ao contrário do que muitas pessoas preconceituosas acreditam, eles não estudam somente seus módulos, mas ampliam suas pesquisas com outros livros, artigos, e teses. Os materiais promovem sempre o dialogo, a orientação, a motivação, a ampliação do conhecer e a auto-avaliação da aprendizagem. As avaliações são realizadas com compromisso, responsabilidade e cuidado. Cuidado ao serem definidas, testadas, aplicadas, corrigidas e comunicadas (seu resultado). Requer sempre que o aluno pense, reflita e questione-se.
A EAD possui regras, leis e cronogramas que devem ser seguidos por todos, alunos, tutores presenciais e à distancia, professores e coordenadores.
Observa-se assim que para se implantar uma modalidade como essa se precisa de uma boa estrutura administrativa, pedagógica e física.
Esta é uma modalidade que surgiu para ficar e progredir, nos diversos níveis sociais. É uma Educação aberta que medeia o ensino aprendizagem

Priscila Andrade
Pólo Nova Iguaçu

Antonio Silva de Araujo. disse...

Olá professor! Sou aluno do CEDERJ e curso Pedagogia no polo de Nova Iguaçu por opção própria. Neste ano abri mão de duas universidades federais presenciais para continuar meus estudos no consórcio, até porque atualmente a minha sobrecarga de trabalho tem sido muito extensa. Sou defensor do consórcio e acredito na seriedade dos cursos. Já enfrentei muitas críticas e preconceitos em relação a esta modalidade. É sabido que muitas coisas ainda precisam ser revistas e que o ensino a distância ainda não atingiu um patamar de excelência no Brasil. Acredito na autonomia que o estudante constrói nesta modalidade e afirmo que a necessidade de se estudar e buscar construir o próprio conhecimento é muito grande, produzindo efeitos totalmente positivos. O CEDERJ precisa promover uma aproximação maior entre os alunos e as universidades e é claro que os instrumentos de avaliação precisam estar a todo momento em constante discussão buscando-se aperfeiçoá-los para a garantia de uma melhor qualidade de ensino e real avaliação dos estudantes.
Gostaria de manter nosso contato e quem sabe receber até a sua visita em nosso polo. Um grante abraço e muito obrigado!

Antonio Silva de Araujo.
e-mail: antonio_uerj18@yahoo.com.br

Roni Vicente disse...

Sou morador do interior do RJ e aluno da UERJ via CEDERJ. Confesso que quando prestei o vestibular, além da expectativa formar sem custo e locomoção, acreditava ser mais fácil. Hoje após alguns períodos cheguei ao entendimento de que estava totalmente equivocado. o EAD exige muita dedicação e empenho, caso contrário o desânimo e evasão são certos. valeu pela entrevista, serve de estímulo e/ou esclarecimento que, apesar das facilidades oferecidas, o EAD é uma modalidade séria; e como tudo no Brasil, é também alvo de capitalistas sem nenhum escrúpulo. abraço!!!!! Roni Vicente
Pólo de São Pedro da Aldeia.

Marcos Rogério disse...

A figura de EAD é muito comum em outros paises, mas no Brasil parece que tudo é mais difícil, pois o sistema EAD, como é o caso do CEDERJ, mostra que estamos avançando e se modernizando em termo de educação. A EAD traz para o aluno a responsabilidade de participar da sua própria avaliação, ou seja, o aluno se torna um estudante autônomo, que na sua formação acadêmica busca as soluções para a problemática do seu aprendizado. Apesar de a EAD ainda encontrar resistência e até pré-conceito no meio acadêmico por colocar em dúvida as suas formas de aplicação, principalmente a medição de conhecimento, por que muito que são contra o sistema a distancia, diz que, como o aluno pode aprender sozinho e não ter vinculo com o ambiente universitário, mas muitos nem se quer sabe como funciona, ou não encontra soluções para o problema. Portanto, o professor Zacarias Gama Jaegger, foi muito elucidativo na entrevista para a folha Dirigida, mas mesmo assim, o aluno EAD é descriminado por sua formação ser em EAD, principalmente os alunos da UERJ, por que a UERJ faz distinção em seus diplomas de curso presencial e curso semipresencial, e o mais interessante é que falam que não tem diferença nenhuma, mas carimbam o diploma como EAD. Esse tipo de medição traz para o aluno um certo desconforto na hora de apresentar o seu diploma no mercado de trabalho. Para os órgãos que fiscaliza o sistema EAD, não sei se é fácil, até por que é um grande desafio, por que a educação sempre esteve relacionada a poder social, e verificando os curso superior em EAD, você vê que tem uma certa relação com o poder. Mas para que possamos ter um bom desenvolvimento no campo da EAD no Brasil necessitamos de pessoas como o Professor Zacarias, que acredita e luta por uma educação para todos, e os alunos deveram estar conscientes do seu papel nesse processo.

Ambiente e Interação disse...

Concordo com a opinião do professor Zacarias Gama, quando declara que se deve ter cuidado na construção do instrumento de avaliação na modalidade EAD, afinal o contato com os tutores desta modalidade, se faz virtualmente, através de diferentes meios e de recursos tecnológicos.
Sou aluna do Consórcio Cederj, faço um curso semi presencial e percebo a preocupação dos tutores na elaboração das avaliações, pois são utilizadas diversas formas de avaliação. Temos provas dissertativas discursivas em que o aluno tem a possibilidade de demonstrar o domínio sobre um determinado assunto, temos também seminários, projetos colaborativos, relatórios, fóruns, etc.
É muito prazeroso estudar numa instituição séria, preocupada com a qualificação de seus alunos, com tutores capacitados e empenhados em vencer a distância física entre educador e educando.
Míriam P. Romeiro
Polo Maracanã
Matrícula 20082208030

Andreia Sobral. disse...

Realmente acredito que a EAD seja um desafio, pois como aluna da UERJ/CEDERJ estou vivendo essa experiência. Não que eu pensasse que seria muito fácil, que não fosse preciso estudar ou que bastaria usar "copiar e colar" para desenvolver as atividades, pelo contrário, escolhi a modalidade EAD para cursar uma graduação devido minha demanda pessoal, não seria possível para mim cursar presencial, mas sempre encarei essa possibilidade com seriedade e compromisso. Já cheguei a cursar três períodos de Pedagogia numa Universidade Federal de outro estado e confesso que não precisava estudar tanto quanto estudo hoje para realizar provas e trabalhos. Particularmente, gosto da EAD, acredito que exige muito mais do estudante já que "não temos" professores ou aulas diariamente. Além dos módulos do curso, eu uso muito a internet para estudar, fazer pesquisas, tenho um bom computador e uma banda larga que facilitam minhas atividades. Acho ótimas as atividades que nos fazem interagir, pesquisar, discutir... quanto mais informações, mais conhecimentos adquirimos e compartilhamos. É certo que ainda há certa disconfiança e preconceito com a EAD mas acredito que bons projetos como o CEDERJ colaboram efetivamente para criar uma nova visão dessa modalidade de ensino, proporcionando mais uma opção para quem quer chegar ao ensino superior de qualidade, contribuindo para o avançao da educação.
Andreia Sobral.
Pólo Maracanã (UERJ)

I@r@ disse...

Sou aluna do curso de Pedagogia nessa modalidade de ensino e acredito que aprendi a administrar meu tempo, a partilhar minhas dúvidas e sugetões interagindo nas diversas tutorias que participei. É claro que há muito ainda que ser feito para qualificar um curso de com esse perfil. Todavia, mesmo que tais dificuldades se apresentem nesse tipo de modalidade de EAD, o aluno que é comprometido e focado em seus objetivos e que deseja alcançá-los, com certeza superará as dificuldades impostas e provará que é capaz de exercer sua profissão dentro co curso escolhido.

Daniele Muniz disse...

Temos q pensar q a função prioritária da EAD é a democratização da educação, mas sabemos que ela tem uma longa trajetória de acertos e erros. O ensino a distância é fruto de um trabalho multidisciplinar, com equipe de pesquisadores, professores, administradores, tutores presenciais e a distância, técnicos e claro, alunos que tenham disciplina suficiente para serem capazes de se gerenciar e de realmente se auto-avaliar ao longo do processo educacional.
A EAD a priori vincula-se a perspectiva inclusiva, de agrupar pessoas que não podem ou não puderam ou até mesmo não querem ter acesso (por vários motivos) a uma educação presencial. E dentre suas competências destacamos: a questão da valorização da auto-estima do aluno (aluno não precisa sentir-se inferior aos demais, já que agora conta com o acesso ao nível superior); seleção crítica (é preciso capacidade de análise crítica das fontes de informação); interpretação e síntese (alunos precisam ser capazes de dominar estas competências de modo efetivo e significativo); correlação e assimilação (alunos precisam eliminar fronteiras do conhecimento humano e de concatenar conhecimentos provenientes de áreas distintas do saber); cooperação mútua (é quase que impossível num curso, ainda que de EAD, o aluno não se relacionar e trocar informações seja com outros alunos, seja com tutores); e aprendizagem permanente (o aluno desenvolve a capacidade de “aprender sozinho” e de estar constantemente atualizado).
Evidente que sempre precisaremos atentar para a qualidade dos conteúdos que são oferecidos, para a forma como o próprio curso e como os alunos são avaliados e para a qualidade dos profissionais envolvidos. Não adianta ter uma política pública de oferecimento destes cursos, em detrimento da qualidade dos mesmos e sem termos um mercado que de fato vai absorver esta mão de obra especializada que foi formada durante 4/ 5 anos.
E ainda precisamos atentar para o fato de que as TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) ainda não são instrumentos dominados por todos, tanto quanto a própria WEB no Brasil ainda carece de uma boa velocidade nos diversos tipos de conexão existentes cabo de TV, linha telefônica, telefonia 3G, rádio,satélite, fibra óptica; WiMax e fio elétrico). Fora o alto custo e a existência de lugares com ainda muita dificuldade de acesso a WEB.

Daniele Muniz B.
Pólo Angra dos Reis.
Disciplina: Avaliação da Aprendizagem.
Semestre 1/ 2010.

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...