15.2.08

Professor e escritor analfabeto

O homem desta foto, John Corcoran, é professor e escreveu dois livros. Deu aulas durante 17 anos no condado de El Paso, Califórnia, segundo informações publicadas no blog do Moreira, postado em 13/2/2008 (Globo.com). Quem olha a foto não diz ser um malandro de carteirinha. Ele conseguiu toda sua escolaridade mesmo sendo analfabeto e, golpe dos golpes, se formou em Pedagogia numa faculdade do mesmo condado. Atualmente ele está alfabetizado graças à ajuda de uma voluntária de 65 anos e deixou o magistério. Administra uma fundação que ajuda pessoas analfabetas a se letrarem.
Se isto acontece aqui entre nós, seria coisa de gente tupiniquim, subdesenvolvida etc. etc. Mas foi lá, na Califórnia, nos EUA, coisa de primeiro mundo. Mas não vamos jogar pedras no telhado alheio. Por aqui, a bem da verdade, não estamos muito distantes. Já tivemos analfabeto aprovado em vestibular de Universidade particular. Atualmente, com o sistema de aprovação automática em nossas públicas cariocas é possível que, em breve, estejamos exportando analfabetos diplomados para outros países.
Vai ser uma glória.


2 comentários:

Unknown disse...

Triste é pensar sobre o tipo de pedagogo formado pelas universidades e, por fim perceber que na maioria das vezes muitos analfabetos político estão "educando" milhares de crianças.

Anônimo disse...

Infelizmente, temos em nosso país milhares de pessoas que "acreditam" serem professores competentes... a maioria absoluta não estuda, não gosta de estudar, não ama seu trabalho e separa sua vida de sua profissão.

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...