19.12.08

Presente de Natal para o Rio de Janeiro

A edição do jornal O Dia online do 13/12/2008 nos dá uma notícia que é um autêntico presente de Natal para o Estado do Rio de Janeiro: A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO VAI CONSTRUIR 50 NOVOS COLÉGIOS para os alunos do ensino médio. Melhor ainda, oferecerão conforto e estrutura moderna, salas climatizadas, auditório multimídia, laboratórios, biblioteca e carteiras moduladas. Este presente significa o fim de 178 colégios compartilhados com a rede pública municipal e, sobretudo, aponta para a liquidação da vergonhosa transferência de recursos públicos para a iniciativa por meio das compras de vagas em escolas particulares.

É verdade que não chega a ter o mesmo impacto que as construções dos CIEPs pelo ex-governador Leonel Brizola, que foi uma verdadeira bomba na detenção do avanço da iniciativa privada no ensino fundamental. Contudo, mesmo sendo de menor impacto, a concretização desta notícia é relevante e chega em boa hora. Para as unidades que estarão prontas em 2009 (Praça Seca, Senador Camará, Tanque e Jardim América) serão transferidos quase 5 mil estudantes de 10 escolas compartilhadas e alugadas.

E pasmem: este presente custará menos que a Cidade da Música, algo em torno de $200 milhões e sua abrangência contempla as zonas Norte e Oeste e, paulatinamente o interior do Estado, a começar por Valença, Guapimirim, Vassouras, Macuco e Itaperuna.

Se a Secretária de Educação de fato objetivar tal presente, não me importo mais que ela introduza os 15 minutos de meditação transcental nas escolas públicas estaduais.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bem, já sabemos que nada tem ela a ver com a Educação, mas se forem mesmo construidos os colégios já será um bom começo...
Na torcida cá estou.

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...