7.2.09

Boa Idéia: é hora do "accountability" das secretarias de educação do Brasil

Auditoria do TCE de Pernambuco na rede de escolas públicas da cidade do Recife identificou falhas graves de gestão segundo informações contidas no Blog de Jamildo (postadas em 6 de fevereiro de 2009).
A equipe que realizou as observações empíricas para o TCE/PE encontrou alunos sem aulas, muitas licenças docentes etc. etc.
O que é mais importante: a mesma equipe constatou que
"a Secretaria de Educação [do Recife] não dispões de relatórios gerenciais sistematizados que consolidem e divulguem informações importantes da gestão escolar, como freqüência de professores, freqüëncia de alunos, quantidade de afastamentos por licênça médica, número de estagiários vesus necessidade da escola, número de turmas sob a responsabilidade permanente de estagiários, escolas sem coordenadores pedagógicos nos dois turnos”.
“Apesar de algumas dessas informações serem enviadas pelas unidades escolares à Secretaria, não tem se apropriado desses dados como instrumento gerencial”.
Está ai uma boa idéia!
Por que não fazer o mesmo com todas as secretarias de educação deste país? Elas que tanto gostam de "accountabilities" poderiam dar um belo exemplo transparecendo para a sociedade o modo como gerenciam as suas escolas.
Elas que também tanto gostam de submeter as escolas às regras de mercados, não seria mal que provassem o gosto do mesmo remédio.
Por que elas próprias não se submetem também a auditorias externas?
Sinceramente penso que se isto é realizado, metade das responsabilidades que recaem hoje sobre os professores incidiriam sobre outros sujeitos dos diversos sistemas educacionais.

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