11.6.09

Para Unicef mais da metade dos jovens não conclui ensino médio no Rio

Notícia veiculada por o Globo.com (10/06/2009) diz que em Relatório do Unicef o Rio de Janeiro tem número de concluinte do ensino médio menor do que a média do Nordeste. O sistema de ensino estadual, compreendendo escolas federais, estaduais e particulares, atende a 272.368 jovens; destes somente 44.5% terminam os três anos do ensino médio, ou seja o equivalente a 121.203 jovens.

É preciso ampliar o orçamento da Educação, ter os melhores professores nas áreas mais complicadas e oferecer educação integral às crianças que vivem em áreas de violência. É preciso buscar, proteger ao máximo as escolas, enfim, cuidar bem dessas crianças”, sugeriu Jacques Stein.

O Relatório do Unicef tem razão de reivindicar maior orçamento para a Educação, bem como melhores professores e educação integral. Todavia, precisa ainda, revindicar senão o fim pelo menos a diminuição das escolas noturnas de ensino médio que funcionam precariamente em prédios e salas alugados às prefeituras e instituições privadas.

Nenhum comentário:

Divagando

  A rigor a esquerda latino-americana é radicalmente contra o neoliberalismo. A produção acadêmica dos anos 1990 para cá é um belo exemplo d...